Empreendedorismo

Planejamento financeiro: Dicas para organizar suas finanças

O início de um novo ano vem com a chance de refletirmos sobre como estabelecer o nosso planejamento no dia a dia e é, também uma nova oportunidade de traçar novas metas e definições para seguir com clareza nossos objetivos.

28 Dez 2022 - 15h30 | Atualizado em 28 Dez 2022 - 15h30
Planejamento financeiro: Dicas para organizar suas finanças Lorena Bueri

O planejamento financeiro é um conjunto de ações necessárias para alcançar uma vida financeira equilibrada. Ele funciona como um plano estratégico para atingir os seus objetivos e metas. Porém, é necessário organizar seu orçamento doméstico, identificando o que necessita ser organizado e ajustado conforme o seu padrão de vida.

Vale lembrar que esse processo não se limita a saber quais são as despesas fixas, como: moradia, saúde, transporte e educação. É preciso ter uma visão real da situação financeira para construir um planejamento ideal, exigindo algumas mudanças de hábitos e disciplina para manter o seu foco.


Planejamento financeiro: Dicas para organizar suas finanças (Foto:Destaque/Pinterest)


Segundo o Entrepreneur, essas dicas podem facilitar o processo de alcançar as metas financeiras de 2023.

Revisar o orçamento

Sabemos que o orçamento é a parte principal e inicial, pois é a partir dele que você saberá como usar o dinheiro a cada mês, separando a quantia que será economizada. Lembrando que esse processo, necessariamente, não é fixo. É preciso revisá-lo periodicamente para a garantia do atendimento das suas necessidades. “É importante ter em mente o que será reservado para o próximo ano, aumento ou redução de salário, a chegada de um novo filho ou o início de um novo curso, pois tudo isso terá um impacto nas finanças”, afirma Deanna Ritchie, editora financeira da Entrepreneur Magazine. Outra forma é anotar as despesas fixas e variáveis, além da receita total, para ter uma visão geral da situação e saber como encaixar as prioridades financeiras e adquirir seus desejos.

Economize mais

Estudos conduzidos pela Experian em 2021, revelaram que a resolução financeira número um é economizar mais dinheiro. O lado bom, é que você pode fazer isso de várias formas diferentes, como cortar gastos necessários e investir o dinheiro em conta poupança de alto rendimento e cortar compras desnecessárias. “Você também pode usar um cartão de crédito a seu favor”, sugere Alexandria White para a CNBC. Isso porque alguns cartões oferecem vantagens de volta, como pontos ou milhas, que podem ser usadas para compensar suas compras.

Calcule seu patrimônio líquido

Um excelente momento para calcular seu patrimônio líquido e avaliar sua saúde financeira para atingir seus objetivos é o início de um novo ano. Porém, para descobri-lo, você precisa subtrair seu total passivos de seu total ativos. Nos ativos, estão inclusos  investimentos, poupança, depósitos em dinheiro ou até mesmo ações como, em casas, carro ou outros bens pertencentes. Após a realização desse cálculo, a visualização de quais resoluções precisa tomar se torna mais clara, evidenciando onde você deve priorizar seus gastos e as economias atuais, e onde precisa fazer alterações.

Verifique sua reserva de emergência

É fundamental ter uma reserva de emergência caso aconteça imprevistos como problemas de saúde, uma demissão e até mesmo para manter o plano de investimento a longo prazo. O ideal é que essa reserva seja de três a seis meses das despesas de subsistência mensal.

Melhore sua pontuação de crédito

As pontuações de crédito são um instantâneo de suas finanças. Os credores consideram sua pontuação como um sinal de confiabilidade. Sendo assim, tendo uma pontuação alta de crédito, é provável que consiga lidar com suas finanças e o pagamento de suas dívidas. Quando a situação é oposta, você é visto como uma pessoa mais arriscada.

Enfrente suas dívidas

Faça uma lista de todas as suas dívidas. A partir daí, analise se você pode realocar alguns de seus gastos para pagar atencipadamente seus saldos de taxas de juros mais altos. “Se você tiver alguma dívida restante, considere consolidá-la, o que pode ajudá-lo a obter uma taxa de juros mais baixa em um único empréstimo, trocando taxas de juros variáveis em vários empréstimos, cartões de crédito ou linhas de crédito”, explica Deanna.

Declare os impostos com antecedência

Para evitar estresse desnecessário, deixando para organizar os recibos, pagamentos de impostos e na declaração na última hora, organize antecipadamente e faça os pagamentos com calma e clareza, evitando atraso e geração de multas e encargos. 

Foto Destaque:Planejamento financeiro: Dicas para organizar suas finanças:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo