Saúde

Pílulas contraceptivas masculinas apresentam bons resultados em estudo clínico

Estudo clínico com dois contraceptivos masculinos apresentou uma diminuição significativa na produção de testosterona em voluntários saudáveis, além de efeitos colaterais aceitáveis para 75% dos participantes

22 Jun 2022 - 20h30 | Atualizado em 22 Jun 2022 - 20h30
Pílulas contraceptivas masculinas apresentam bons resultados em estudo clínico Lorena Bueri

Resultados de um estudo sobre pílulas contraceptivas para homens foram divulgados durante o Encontro Anual da Sociedade Endócrina Norte-Americana (Endo 2022). O evento foi realizado entre os dias 11 e 14 de junho na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. O ensaio clínico tem como objetivo a diminuição da testosterona nos homens e, consequentemente, a diminuição da contagem de espermatozoides. Os dois contraceptivos testados, DMAU e 11β-MNTDC, apresentaram resultados positivos e efeitos colaterais aceitáveis.

Segundo a pesquisadora Tamar Jacobsohn, líder do Programa de Desenvolvimento de Contraceptivos do Instituto Nacional Eunice Kennedy Shriver para Saúde da Criança e Desenvolvimento Humano, os resultados positivos obtidos nos ensaios podem estimular a população quanto a uma forma de controle familiar masculino no futuro. “As experiências positivas dos homens em ensaios clínicos e altas classificações de aceitabilidade para esta pílula masculina devem servir para excitar o público sobre o fato do controle de natalidade masculino estar potencialmente e amplamente disponível nas próximas décadas”, afirmou Jacobsohn em nota.


O contraceptivo diminui a produção do gameta reprodutivo masculino, diminuindo as chances de gravidez. (Foto: Reprodução/Revista Galileu) 


O estudo, que ainda deve ser publicado no Journal of the Endocrine Society (Revista da Sociedade Endócrina, em tradução livre), foi desenvolvido através do teste das drogas em 96 voluntários por um período de 28 dias. Em cada ensaio os voluntários foram escolhidos aleatoriamente para receberem o placebo (preparo neutro) ou a pílula ativa, em duas ou quatro doses, cada uma contendo 100 miligramas de compostos progestogênicos.

Após uma semana os pacientes que ingeriram a pílula ativa apresentaram níveis de testosterona abaixo da faixa normal; aqueles que tomaram quatro doses diárias do composto exibiram níveis mais baixos que aqueles que ingeriram apenas duas doses diárias. Os pacientes que tomaram o placebo continuaram com os níveis normais do hormônio. Apesar da diminuição da testosterona causar efeitos como: irritabilidade, aumento da gordura abdominal e diminuição da ereção matinal, a maioria dos voluntários mostraram-se dispostos a continuar usando os contraceptivos. A resposta positiva entre os próprios participantes do estudo sugere aos autores que os efeitos colaterais são aceitáveis para os homens.

A líder do estudo ainda explica a importância do contraceptivo para a sociedade. “O desenvolvimento de um método anticoncepcional masculino eficaz e reversível, que melhora as opções reprodutivas para homens e mulheres, terá um grande impacto na saúde pública ao diminuir a gravidez indesejada e permitirá que os homens tenham um papel cada vez mais ativo no planejamento familiar”, aponta Tamar Jacobsohn.

De acordo com os resultados divulgados no evento 75% dos homens que tomaram as pílulas com o composto ativo estariam dispostos a fazer uso do método contraceptivo no futuro.

Foto Destaque: Pílula contraceptiva masculina apresenta resultados positivos entre os voluntários. Reprodução: Tanya Joy/iStock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo