Notícias

Piloto que dormiu em avião da Ethiophia Airlines fez pouso arriscado

Na madrugada dessa sexta-feira (19) uma aeronave passou por problemas de pouso. Segundo investigações do órgão responsável pelo centro de controle de tráfego aéreo tentativas de contato com a tripulação foram feitas.

19 Ago 2022 - 22h53 | Atualizado em 19 Ago 2022 - 22h53
Piloto que dormiu em avião da Ethiophia Airlines fez pouso arriscado Lorena Bueri

Os pilotos de um avião com destino a Etiópia foram descobertos. Investigadores relataram que eles adormeceram durante o pouso de um Boeing 737-800. Quando estava próximo o início do procedimento de pouso da aeronave da Ethiopian Airlines, os controladores de tráfego do Aeroporto Internacional de Addis Abeba não obtiveram sucesso de contato nas diversas tentativas com a tripulação do voo que partiu da cidade de Cartum, Sudão.

A exaustão dos pilotos é apontada como o principal motivo para que esse incidente tenha acontecido. Quando se aproximava do aeroporto, os radares do avião enviavam dados para a central de controle do aeroporto. O que não acreditaram foi que registravam que havia cruzado o aeroporto e circulava no espaço aéreo a mais de 11 mil metros de altitude.

Mais inesperado ainda foram os dados da tripulação estudados pelas equipes de engenharia de tráfego da torre do aeroporto. Eles apontaram que a aeronave cruzou o espaço aéreo da região da cidade de Addis Abeba no piloto automático. O copiloto da viagem estaria em um “descanso autorizado” pelo seu comandante. Já o piloto teria acordado de sua dormida involuntária apenas quando o alarme de ultrapassagem de rota soou na cabine.

Em diferentes portais locais as notícias e veículos digitais trataram o ocorrido como algo muito sério e que deve ser motivo para a abertura de investigações sobre como anda a situação das tripulações aéreas de linhas comerciais nas empresas de aviação africanas. Elas vêm sofrendo muito com o aumento de cancelamentos das linhas programadas e com a sobrecarga nas horas de voo de seus profissionais.



O cochilo da tripulação tomou uma proporção negativa imensa na imprensa local. Especialistas em segurança na aviação mundial chegaram a postar em suas redes sociais os seus apontamentos sobre os perigos de voar em altitude de cruzeiro nas regiões de aproximação de aeroportos em que as aeronaves estão efetuando procedimentos essenciais para descida e pouso. Nesse caso, o piloto foi ágil e eficiente, juntamente com o restante da tripulação. O pouso foi efetuado e não houve danos pessoais a nenhum passageiro ou funcionário da empresa. Em comunicado, afirmaram nessa sexta-feira que pretendem estudar novas medidas para incidentes como esse não sejam repetidos.

Foto Destaque: Aeronave da Ethiopian Airlines. Reprodução/Konstantin Von Wedelstaedt/WikimediaCommons

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo