Saúde

Picada de aranha: conheça espécies e tratamentos

Conheça as espécies de aranhas brasileiras que podem causar preocupação e levar à procura de um pronto-socorro. Em caso de picada do aracnídeo, especialistas recomendam a busca imediata pelo serviço de saúde local para iniciar o tratamento.

28 Jan 2022 - 15h09 | Atualizado em 28 Jan 2022 - 15h09
Picada de aranha: conheça espécies e tratamentos Lorena Bueri

Na maioria das vezes, o contato com a natureza gera relaxamento e bem-estar, auxiliando na manutenção da saúde física e mental. Contudo, alguns riscos podem estar à espreita, como uma aranha venenosa. O site UOL listou as espécies venenosas do aracnídeo de acordo com as regiões do Brasil, confira:

  • Phoneutria - conhecidas como aranha armadeira ou das bananeiras. São encontradas nas regiões Sul e Sudeste;
  • Loxosceles - também chamada de aranha-marrom, é mais abundante no Sul e Sudeste, especialmente no Paraná;
  • Latrodectus - a famosa viúva-negra, conhecida ainda como flamenguinha --é predominante no Nordeste, principalmente na Bahia.

O veneno da aranha armadeira provoca sintomas semelhantes ao da viúva-negra e a reação é instantânea. Na lista de sintomas, temos:

  • Dor (pode ser intensa)
  • Marca dos orifícios onde se deu a picada
  • Inchaço (edema) discreto
  • Vermelhidão (eritema)
  • Sudorese no local

Veneno da viúva-negra ataca o sistema nervoso do homem. (Foto: Reprodução/Superinteressante).


A picada da aranha marrom não provoca efeito imediato. Todavia, a impressão de que está tudo bem logo termina, pois o surgimento dos sinais acontece entre 6 e 12 horas após o veneno ter sido inoculado.

Se você foi picado por uma aranha, procure um pronto-socorro. Outra possibilidade é lavar e elevar o local. Além disso, para diminuir a dor, aplique compressas de água morna.

Em entrevista, a dermatologista Cláudia Ferraz, do HC-UFPE, indica a captura da aranha para análise da espécie. Ferraz desaconselha a prática de torniquete, furar, cortar, aplicar remédio caseiro ou espremer o local. "O objetivo é não provocar infecções. Caso se observem os sintomas de envenenamento, busque por assistência hospitalar imediatamente", reforça a médica.

Ainda que o episódio seja assustador, aranhas comuns não provocam intoxicação, e o tratamento da picada consiste em administrar analgésico e antialérgico. Em caso de envenenamento, o profissional de saúde aplica um soro antiaracnídeo específico, por isso a importância da busca imediata pelo serviço de saúde mais próximo.

Foto Destaque: Aranha marrom. Reprodução/Pixabay. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo