Mundo Pet

Pets: saiba como e por que é importante cortar as unhas do seu cachorro

Unhas podem encravar, quebrar e atrapalhar o equilíbrio e o caminhar dos animais

26 Jan 2023 - 10h40 | Atualizado em 26 Jan 2023 - 10h40
Pets: saiba como e por que é importante cortar as unhas do seu cachorro Lorena Bueri

O hábito de cortar regularmente as unhas dos pets é essencial para se manter a higiene, o bem-estar e a saúde deles, principalmente se não vivem em locais com superfícies abrasivas. Os tutores devem ter cuidado para não machucar ou causar sangramentos durante o corte. Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Frederico Fontanelli Vaz, as unhas grandes atrapalham o caminhar dos bichinhos, causam dor, podendo até desencadear problemas musculoesqueléticos com o passar do tempo.

“A maioria dos tutores tem receio e até medo de cortar as unhas dos cachorros, com razão, e os animais acabam tendo as unhas cortadas apenas quando vão ao médico-veterinário ou ao petshop tomar banho. Mas esse procedimento deve ser feito em média a cada duas semanas, principalmente se o pet não viver em um local com superfícies abrasivas. Além de garantir o bem-estar do bicho, evita também acidentes domésticos com o cão, com crianças, e ajuda na conservação de móveis e objetos do ambiente onde o pet vive”, afirma o docente.

ANATOMIA DA UNHA DO CACHORRO

As unhas dos cachorros são parecidas com as humanas: a parte firme e rígida da unha é formada por queratina, uma proteína sintetizada por muitos seres vivos para formar diversas estruturas do corpo. A diferença é que os cachorros apresentam uma estrutura chamada “sabugo”, uma rede muito sensível de vasos sanguíneos responsável por nutrir a unha do animal.

O sabugo é uma região rosada, facilmente identificável em animais que têm a unha clara. Nesses casos, segundo o médico-veterinário, é mais fácil o ato de cortar a unha. O problema é quando o animal têm unha escura: é preciso ir aparando a unha do cachorro por partes, para não cortar o sabugo. Caso a região seja atingida, é possível que haja sangramento.

QUANDO CORTAR A UNHA DO CACHORRO?

Para identificar o momento certo de cortar a unha do animal, o tutor pode ficar atento se o cão produz barulho de atrito com o chão ao caminhar, uma espécie de “tic-tic”. Em alguns casos, se a unha estiver incomodando o cachorro, o caminhar do pet sofrerá alterações, e poderá ter dificuldade para caminhar, claudicação, e limitações do movimento.

UNHA GRANDE PODE CAUSAR PROBLEMAS

Com o passar do tempo, as unhas podem encravar, quebrar e causar até problemas de mobilidade, locomoção e dores na coluna do animal. Sem o devido corte, elas crescem de forma curvada, podendo até penetrar na patinha do cachorro. A boa notícia é que com a manutenção regular, o sabugo acaba retraindo, facilitando cada vez mais os próximos cortes nas unhas.

O tutor também deve prestar atenção à unha do “dedo vestigial” do animal. Os cães têm 5 dedos nos membros torácicos (anteriores), e quatro dedos nos membros pélvicos (posteriores). O dedo vestigial fica na pata da frente, que exceto em casos de má-formação, não toca o chão quando o cachorro caminha. Por isso, essa unha tende a ser maior e curvada, e precisa ser cortada com mais regularidade.

“Primeiramente, se o tutor nunca cortou as unhas do pet, deve levá-lo a um médico-veterinário para ensiná-lo a cortar corretamente. Para que o corte das unhas seja menos traumático para o animal e para o tutor, é importante realizar o procedimento desde filhote, para que ele se acostume. Além disso, é recomendável realizar o procedimento em um ambiente calmo e com luz, fazendo carinho no animal, além de recompensá-lo com algum petisco após o corte, para que ele associe o ato a um momento feliz. O tutor não pode esquecer de usar cortadores e tesouras de unha apropriadas para animais, disponíveis em diversas versões no mercado pet”, finaliza o professor universitário.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo