Notícias

Petrobras anuncia redução no preço do querosene de aviação

No ano de 2023, o acúmulo de quedas no preço do produto vendido pela Petrobras chegou a 35%. De acordo com a empresa petrolífera, os preços de venda de QAV da Petrobras buscam equilíbrio com o mercado

01 Jun 2023 - 18h40 | Atualizado em 01 Jun 2023 - 18h40
Petrobras anuncia redução no preço do querosene de aviação Lorena Bueri

A Petrobras anunciou novo corte no preço do querosene de aviação (QAV), com validade a partir desta quinta-feira (1). Os valores de venda terão uma queda de 12,6%, marcando a quarta redução mensal consecutiva do combustível. 

Com a redução de preço, o valor do metro cúbico do QAV para comercialização nas refinarias, antes da adição de impostos, passa a variar de R$ 3.424,50 em Canoas, Rio Grande do Sul, a R$ 3.201,30 em Ipojuca, Pernambuco.

No ano de 2023, o acúmulo de quedas no preço do produto vendido pela Petrobras chegou a 35%.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o valor do combustível equivale a 40% dos custos das companhias aéreas e, até o início de maio, o preço acumulava uma alta superior a 120% em comparação ao período anterior à pandemia do coronavírus.


Aeronave (Foto:Reprodução/Pexels.com)


Ajuste de preços

No último mês, quando ocorreu o terceiro recuo mensal consecutivo do querosene de aviação, a Petrobras reiterou que os ajustes de preço do produto são mensais e estabelecidos através de negociações de fórmulas contratuais com as distribuidoras.

De acordo com a empresa petrolífera, o reajuste nos valores de venda de combustível diminui a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio.

“Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal”, afirmou.

A Petrobras comercializa o querosene de aviação produzido nas refinarias da empresa ou importado ao país somente para as distribuidoras, que levam e vendem o produto para companhias de transporte aéreo, outros compradores finais nos aeroportos ou para revendedores.

Cerca de 90% do querosene de aviação utilizado pelas empresas aéreas brasileiras é produzido no Brasil e refinado na Petrobras.

Foto Destaque: Reprodução/Pixabay.com

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo