Tech

Pesquisadores e o combate de Fake News nas mídias sociais

Pesquisadores das Universidades de Cambridge e Bristol em parceria com o Google Jigsaw fazem pesquisas contra Fake News nas mídias sociais e Youtube Brasil lança campanha contra desinformações na plataforma.

26 Ago 2022 - 17h00 | Atualizado em 26 Ago 2022 - 17h00
Pesquisadores e o combate de Fake News nas mídias sociais   Lorena Bueri

Pesquisadores das Universidades de Cambridge e Bristol juntamente com o Google Jigsaw criaram cinco vídeos com técnicas de manipulação para uma pesquisa que consiste em combater a desinformação nas mídias sociais com um grupo de pessoas. Eles teriam que identificar uma suposta Fake News, esta pesquisa teve como base a teoria da inoculação. Foi mostrado vídeos demonstrando como são veiculadas as notícias nas mídias e como é feita a manipulação, e tiveram que identificar quais foram as técnicas de manipulação. 


Cambridge UniversityUniversity of Cambridge. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Os vídeos foram feitos nas técnicas de manipulação como Linguagem emocionalmente manipuladora, incoerência, falsas dicotomias (divisões ou oposto), bode expiatório (culpar alguém ou grupo sem uma justificativa) e ataques ad hominem (os assuntos ou argumentos são esquivados de si, e direcionado para outro assunto ou pessoa). 

“Criamos uma séria de vídeos curtos de inoculação cobrindo cinco técnicas de manipulação comumente encontradas em desinformação online. Essas cinco técnicas foram retiradas da literatura mais ampla sobre estratégias de argumentação e manipulação e são consistentes identificadas como epistemologicamente duvidosas: (i) usar retórica emocionante manipuladora para evocar indignação, raiva ou outras emoções fortes.” Pesquisa publicada em Science Advances intitulada de “Psychological inoculação improves resilience against misinformation on social media” 

Fake News na tradução literal é Notícias Falsas que alguém ou um grupo de pessoas publica nas mídias sociais – a maneira mais rápida para propagar a desinformação - com intuito de manchar a reputação de uma pessoa ou grupo, até mesmo a própria informação, que juridicamente entra no crime de calunia da lei n° 2.848 do artigo 138 e nesta mesma lei no artigo seguinte 139 tem a difamação ambas a penalidade de prisão entre seis meses e três anos. 

Veja a seguir um vídeo feito pelo Youtube Brasil para combater fake News com a # (hashtag) AntesDoSeuPlay que consta os 4 Rs como Remoção de conteúdos que violam as políticas da plataforma, Redução de conteúdos duvidosos, Recomendação de conteúdos de fontes confiáveis e recompensa criadores de conteúdos de qualidade.  


     

Campanha do Youtube Brasil #AntesDoSeuPlay (Video: Reprodução/ Youtube)


Esta campanha educativa, foi exibida a três semanas atrás e tem 28 mil visualizações em um pequeno corte do video acima de 31 segundos, apenas informando os 4 Rs da campanha, no combate a desinformação ativamente na plataforma.

 

Foto destaque. Youtube Brasil. Reprodução/ Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo