Saúde

Pesquisadores desenvolvem diagnóstico de anticorpos do Coronavírus sem precisar de amostra de sangue

Cientistas japoneses sugerem método alternativo para confirmação de anticorpos para diagnosticar pessoas infectadas pelo vírus da covid-19 em 2022.

05 Jul 2022 - 09h26 | Atualizado em 05 Jul 2022 - 09h26
Pesquisadores desenvolvem diagnóstico de anticorpos do Coronavírus sem precisar de amostra de sangue   Lorena Bueri

Pesquisadores japoneses conseguiram desenvolver um novo método de anticorpos que detecta mais rápido o indivíduo infectado pelo coronavírus e não necessita de amostras sanguíneas. Os cientistas japoneses sugerem que um método complementar e alternativo para a confirmação do diagnóstico da pessoa infectada envolve a detecção de anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2.


 

Pesquisa em laboratório. (Foto: Reprodução/ Pixels)


O pesquisador Leilei Bao do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio afirma “Para desenvolver um ensaio de detecção minimamente invasivo que evitasse essas desvantagens, exploramos a ideia de que as pesquisas, podem testar o fluido intersticial, localizado nas camadas da epiderme e da derme da pele humana. Embora os níveis de anticorpos no fluido sejam aproximadamente 15%-25% daqueles no sangue, ainda era viável que os anticorpos IgM/IgG anti-SARS-CoV-2 pudessem ser detectados e que o fluido pudesse atuar como um substituto direto para tipagem sanguínea”.

O fluído intersticial é uma substância transparente e aquosa, que está presente entre as células humanas, que é produzida uma substância a partir do plasma celular pela filtração que acontece através das paredes locais onde ocorrem as trocas entre o sangue e os tecidos. Logo depois da análise do fluido intersticial ser adequado para a detecção de anticorpos, os pesquisadores da Universidade conseguiram desenvolver uma amostra e o teste para ser realizado.

“Primeiro, desenvolvemos microagulhas porosas biodegradáveis ​​feitas de ácido polilático que extraem o fluido intersticial da pele humana”, explica Beomjoon Kim, autor do estudo. “Então, construímos um biossensor de imunoensaio baseado em papel para a detecção de anticorpos específicos para SARS-CoV-2”, comentou o pesquisador Leilei Bao.

Para os cientistas, o novo dispositivo tem o potencial para uma triagem melhor e mais rápida nos diagnósticos da Covid-19 e de outros vírus. O modelo consegue detectar os anticorpos no local em 3 minutos.
A principal atitude para diagnosticar a covid-19 é através de coletas de amostras nasais e pela garganta com a utilização de um cotonete longo. Dependendo do equipamento especializado e do profissional, a aplicação pelo método tradicional pode levar cerca de 4 a 6 horas.

 

Foto Destaque: Cientista analisando amostras. Reprodução/ Pixels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo