Saúde

Pesquisa mostra que a depressão pode agravar quadros de COVID-19

Pessoas com quadros depressivos tem mais probabilidade em apresentar complicações com o COVID-19 é o que mostra a pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard

07 Jun 2022 - 20h29 | Atualizado em 07 Jun 2022 - 20h29
Pesquisa mostra que a depressão pode agravar quadros de COVID-19 Lorena Bueri

Nunca se falou tanto do conhecido, mal do século, como agora. A depressão levou muitas pessoas a situações difíceis em meio a pandemia do COVID-19, trazendo consequências não só mentais, mas também físicas. É o que mostra a pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, pessoas que apresentaram quadros de depressão, antes da pandemia, têm mais risco de serem hospitalizadas por coronavírus. A pesquisa acompanhou mais de 54 mil participantes entre 2020 e 2021 e analisou casos de ansiedade, preocupação com a pandemia, estresse e solidão. Dentre as pessoas abordadas, mais de 3.600 foram diagnosticadas com COVID-19.

Entre aquelas que apresentaram sintomas da depressão, mas sem diagnóstico, 81% tem mais risco de uma hospitalização em comparação aos que não estão em quadro depressivo. Já aquelas que tiveram depressão crônica antes da pandemia, tem 72% mais probabilidade de internação pelo coronavírus.

Também foram abordados problemas como depressão e preocupação, nos quais 81% e 79%, respectivamente, apresentam mais riscos de complicações com a doença.

Os pesquisadores concluíram que o estado mental está associado ao quadro de COVID-19. Um estudo publicado na revista Psychological Medicine da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, afirmou: “A avaliação do sofrimento psíquico pode identificar pacientes com maior risco de internação. Trabalhos futuros devem examinar se a abordagem do sofrimento melhora os resultados de saúde física”.


Segundo os pesquisadores, pessoas que apresentaram quadros de depressão, antes da pandemia, têm mais risco de serem hospitalizadas por coronavírus. (Foto: Reprodução/Google)


Através da pesquisa, é possível notar uma estreita relação entre o estado mental e o físico. A influência do estado psíquico no corpo já não é mais novidade e cada vez mais a ciência comprova essa associação. Além disso, doenças denominadas psicossomáticas, desordens físicas causadas ou agravadas pelo estado emocional ou psíquico, mostram que o COVID-19 é apenas mais uma doença que a nossa mente pode interferir diretamente.

Por isso, a saúde mental nunca foi um tema tão necessário e pesquisas, como a da Escola de Saúde Pública de Harvard, nunca foram tão importantes.

Foto Destaque: Profissional de saúde em meio ao ambiente hospitalar apresenta um semblante abatido. Reprodução: Alberto Giuliani/Commons.wikimedia.org

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo