Saúde

Pesquisa liga o consumo de chá à diminuição do risco de diabe

Pesquisadores acreditam que a redução pode ser o resultado de componentes naturais encontrados no chá preto, verde e Oolong, incluindo os chamados polifenóis

21 Set 2022 - 08h30 | Atualizado em 21 Set 2022 - 08h30
 Pesquisa liga o consumo de chá à diminuição do risco de diabe Lorena Bueri

Beber três ou mais xícaras de chá pode diminuir a chance de desenvolver diabetes tipo 2, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wuhan encontraram em uma nova pesquisa publicada no sábado (17/09), enquanto os especialistas tinham como intenção analisar os potenciais benefícios para a saúde do chá e do café.

Pessoas em idade adulta que possuem o hábito de beber três ou mais xícaras de chá preto, verde ou Oolong têm um risco 17% menor de diabetes tipo 2 em um período de 10 anos, de acordo com a pesquisa, divulgada na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes em Estocolmo, Suécia.

Cada xícara a mais de chá por dia foi relacionada com uma redução de 1% no risco de diabetes tipo 2, de acordo com a pesquisa, que contou com 19 análises de especialistas em mais de 1 milhão de adultos de oito países.

Pessoas que tomam entre uma e três xícaras por dia ficam 4% menos propensas a desenvolver diabetes tipo 2 do que pessoas que não tomam chá, enquanto as que tomam quatro ou mais xícaras reduzem seu risco em 17%.


Chá preto. (Foto: Reprodução/Pexels)


Especialistas acreditam que a diminuição pode ser o resultado de componentes à base de plantas encontrados no chá preto, verde e Oolong, incluindo compostos chamados polifenóis, que eles acreditam que podem diminuir os percentuais de açúcar no sangue associados ao diabetes.

A descoberta ocorreu em menos de um mês depois que uma pesquisa do National Institutes of Health, com meio milhão de consumidores britânicos de chá, descobriu que adultos que tomam pelo menos duas xícaras de chá por dia tinham um risco menor de morte de 9 a 13% do que os que não tomam chá, incluindo doenças cardiovasculares, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Especialistas vêm procurando potenciais benefícios à saúde de bebidas como chá, café e vinho tinto há décadas, com estudos recentes conectando o aumento do consumo de chá à melhoria da saúde do coração e menor risco de alguns tipos de câncer.

Os especialistas da nova pesquisa se basearam nos dados da Pesquisa de Saúde e Nutrição da China de mais de 5.000 adultos que não tinham diabetes quando pesquisados ​​pela primeira vez em 1997 e descobriram em uma pesquisa de acompanhamento de 2009 que cerca de 10% tinham diabetes tipo 2, enquanto quase 46% tomavam chá regularmente, mas surpreendentemente, não houve diferença significativa no risco de diabetes entre pessoas que tomam regularmente chá e pessoas que não bebem chá.

 

Foto destaque: Xícara de chá. Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo