Notícias

Pesquisa aponta que 1 em cada 5 eleitores trocaram Bolsonaro por Lula

Apenas 63% dos eleitores de Bolsonaro pretendem repetir o voto de 2018 que o elegeu em 2° turno. Lula herda 78% dos eleitores de Fernando Haddad, que foi candidato em 2018

25 Jul 2022 - 09h00 | Atualizado em 25 Jul 2022 - 09h00
Pesquisa aponta que 1 em cada 5 eleitores trocaram Bolsonaro por Lula Lorena Bueri

Apenas 63% dos eleitores que elegeram Jair Messias Bolsonaro (PL) no 2° turno de 2018 pretendem repetir o voto neste ano para reelegê-lo de acordo com pesquisa do PoderData que foi realizada realizada de 17 a 19 de julho de 2022. 

A pesquisa realizada também mostra que o PT mantém os votos de 2018, dados a Fernando Haddad e que hoje seria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Bolsonaro e Lula. (Foto: Reprodução/G1)


Segundo a pesquisa realizada pelo PoderData, Bolsonaro e Lula estão tecnicamente empatados no 1° turno, com diferença registrada somente pela margem de erro. O ex-presidente teria 43% dos votos, já o então presidente Bolsonaro 38%. A diferença é de 5 pontos percentuais de um para o outro.

O ex-presidente Lula atrai também pessoas que anularam ou votaram em branco no 2° turno de 2018. De acordo com os resultados, 42% dos entrevistados indicaram que pretendem votar no ex-presidente na disputa deste ano. Ele também atrai pessoas que não se lembram do voto ou que não quiseram falar em 2018.

No principal recorte eleitoral, a pesquisa indicou liderança de Lula no primeiro turno, bem como reforçou as chances de vitória do petista contra qualquer adversário em um eventual segundo turno. A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com os seus próprios recursos. Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 283 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Registro no TSE: BR-07167/2022.

Bolsonaro foi lançado ontem (24) como candidato pelo PL, e anunciou o General Braga Netto como vice da chapa. A convenção foi realizada no Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Bolsonaro fez questão de falar sobre mulheres, que começou com sua esposa discursando no palco. O presidente convocou eleitores para uma última manifestação no dia 07/09.

Foto Destaque : Bolsonaro em uma de suas apresentações. Reprodução/CartaCapital

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo