Esportes

Persistência do Racismo no Futebol Espanhol: Vinicius Junior e outros jogadores vítimas de discriminação Racial

No último domingo, o jogador brasileiro Vinicius Junior foi novamente alvo de racismo por parte da torcida espanhola. Conheça outros jogadores que também passaram por isso em solo espanhol.

22 Mai 2023 - 21h45 | Atualizado em 22 Mai 2023 - 21h45
Persistência do Racismo no Futebol Espanhol: Vinicius Junior e outros jogadores vítimas de discriminação Racial Lorena Bueri

O jogador brasileiro Vinicius Junior, foi mais uma vez vítima de racismo, dessa vez foi por parte da torcida do Valência. O caso aconteceu no último domingo (21) durante a vitória do Valência sobre o Real Madrid por 1 a 0. Este já é o nono caso de racismo envolvendo o brasileiro. O atacante do Real Madrid tem sido alvo de agressões e ofensas por parte dos torcedores espanhóis. Em março deste ano, durante clássico contra o Barcelona no estádio Camp Nou, a torcida do Barça entoou o grito “Vinicius muérete”, que traduzido para o português significa "Morra, Vinicius". Na partida entre Real Madrid e Atlético de Madrid, pela Copa Rei, a torcida pendurou um boneco negro com a camisa de Vini Jr. simulando um enforcamento.


Ronaldo Fenômeno e Vini Jr ambas já foram vítimas de racismo por parte da torcida espanhola. Foto: Getty Images


Em 2005, quando Ronaldo Fenômeno defendia o Real Madrid, em jogo contra a equipe do Málaga no estádio Santiago Bernabéu. A partida era válida pelo Campeonato Espanhol. O atacante brasileiro sofreu xingamentos ao ser substituído por Michael Owen. Ronaldo chegou a arremessar uma garrafa de água contra os agressores. ''Quando cheguei perto do banco de reservas, dois jovens começaram a falar palavras racistas contra mim e minha mãe. Eu reagi de forma errada, mas os insultos foram muito pesados'', disse o Fenômeno.

O Lateral direito, Daniel Alves, em 2014 defendia o Barcelona. A torcida do Villarreal arremessou uma banana contra o brasileiro, que reagiu descascando e comendo a fruta. O Villareal foi multado em 12 mil euros e o torcedor que cometeu o crime de racismo perdeu seu carnê de sócio e impedido permanentemente de frequentar o estádio.

Júlio Baptista, ex-jogador brasileiro foi vítima de racismo durante sua passagem pelo Sevilla em 2005. O jogador relatou que foi alvo de vaias devido à cor da sua pele e criticou a Federação Espanhola de Futebol por omissão diante do caso de discriminação.

Durante a temporada 2013/2014 do Campeonato Espanhol, o zagueiro brasileiro Paulão, que atuava pelo Bétis, foi vítima de um ato lamentável de racismo por parte da própria torcida. Após receber o segundo cartão amarelo e ser expulso, ele presenciou os torcedores imitando macaco e fazendo gestos obscenos. Profundamente afetado, o jogador deixou o campo chorando.

Uma imensa lista de atletas pode ser mencionada como vítimas de racismo por parte de torcedores espanhóis, incluindo nomes como Marcelo, Samuel Eto’o, Paulo Wanchope, Carlos Kameni, Iñaki Williams, Rüdiger, Yaya Touré, Jefferson Lerma, entre outros. Esses casos de racismo evidenciam a urgência de combater o problema nos estádios da Espanha.

Foto Destaque: Vinicius Junior é vitima de racismo novamente em jogo contra o Valencia. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo