Sergio Pérez escreveu uma nota na história do Grande Prêmio do Azerbaijão ao vencer a corrida no domingo e se tornar o primeiro homem a vencer duas vezes no circuito de Baku desde a sua estreia, em 2016, em nome próprio. O mexicano aproveitou um incidente para assumir a liderança, à frente de Max Verstappen, companheiro de Red Bull. Na pole, Charles Leclerc foi terceiro, garantindo o primeiro pódio da Ferrari em 2023.
Depois de quatro jogos, a diferença entre o líder Verstappen e o vice-líder Perez diminuiu para seis pontos. Foi a sexta vitória do piloto da RBR na carreira e a quinta no circuito de rua. Além do Azerbaijão, o mexicano conquistou títulos em Mônaco, Cingapura e Arábia Saudita.
Os dois RBRs precisam de apenas quatro voltas para garantir seu terceiro 1/2 em 2023 com vitórias consecutivas sobre Leclerc. A partir daí, foi só decidir qual piloto da equipe austríaca venceu.
Agora, os companheiros austríacos somam duas vitórias cada: Verstappen no Bahrein e na Austrália, Perez na Arábia Saudita e no Azerbaijão. A RBR, agora com um triplo-duplo em 2023, mantém uma liderança sólida na classificação dos construtores.
Classificação de construtores da F1 (Reprodução/Instagram/@f1)
O líder interino Max foi ferido por uma troca de pneu mal cronometrada. O holandês foi chamado aos boxes na volta 11, quando Nyck de Vries caiu. Ele voltou em sétimo e logo em seguida o safety car entrou na pista e interrompeu o avanço do bicampeão. Verstappen avançou para terceiro, conseguindo apenas passar Leclerc para segundo.
A tendência em torno de Ferrari, Aston Martin e Mercedes no fim de semana foi confirmada: o italiano, que conquistou a pole position para a corrida de domingo e corrida de velocidade com Leclerc, ainda foi ineficaz apesar de um confronto direto ineficiente com os líderes RBR. topo e subir ao pódio pela primeira vez este ano.
Ao invés de ser protagonista, a Aston Martin voltou a duelar com a Mercedes, esta, apesar de prometer melhorias nos carros de ambas as equipes, não apresentou grandes melhoras. No entanto, Alonso ainda era "o melhor dos outros", mesmo obtendo sucesso em uma batalha frente a frente com Carlos Sainz da Ferrari.
Hamilton terminou o fim de semana como o melhor de sua equipe, o único a começar o Q3 na classificação e largar de quinto. No entanto, o heptacampeão também parou pouco antes de de Vries iniciar o safety car, terminando em sexto.
Foto Destaque:Sergio Pérez, da Red Bull, venceu a corrida sprint do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. Reprodução/GE