Mundo Animal

Peixes mortos aparecem boiando em mangue de Florianópolis

Manjubas mortas aparecem boiando em mangue de Florianópolis e motivam investigação. Análise preliminar da Floram indica que ocorrência está relacionada à baixa oxigenação da água. Ainda não existe estimativa de quantos peixes foram encontradas

18 Jan 2023 - 10h10 | Atualizado em 18 Jan 2023 - 10h10
Peixes mortos aparecem boiando em mangue de Florianópolis Lorena Bueri

Nesta terça-feira, 17, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) informou que investiga a morte de milhares de peixes no mangue do Itacorubi que foi registrada na segunda-feira, 16. Segundo análise do órgão, a ocorrência tem conexão com a baixa oxigenação da água. As informações são do “g1”.

De acordo com a prefeitura, tal situação é “agravada pelas altas temperaturas nesta época do ano”

Paulo Horta, professor de ecologia e oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também estava presente no local para o recolhimento de análises, explica que a falta de oxigenação acontece por conta da poluição.


Post sobre a notícia. (Reprodução/Twitter @NSCNoticias)


O professor afirma que “o cenário é muito triste. São milhares de peixes que podem ter morrido por conta das baixas concentrações de oxigênio”

Na segunda-feira, 16, equipes da secretaria iniciaram a remoção do cardume de manjubas e seguiram nesta terça. Até a publicação da matéria ainda não se tem uma estimativa de quantos animais foram encontrados mortos.

Há imagens que mostram tais animais acumulados às margens do mangue, próximos da Avenida da Saudade. Conforme detalhado pelo site já mencionado, as manjubas teriam desviado de seu percurso natural no mar em um ponto onde o mangue e o mar se encontram.

Novos estudos

De acordo com o professor Paulo Horta, outros aspectos devem ser estudados nos próximos dias. O mesmo destaca que o aumento da erosão costeira, visualizado em Florianópolis, compromete o habitat dos animais pois acaba por deixar de promover luz a eles durante a imigração natural. 

O especialista afirma que os peixes são de ambientes costeiros, por isso vivem subindo e descendo rios quando são boas as condições. Ele diz que infelizmente nossas formas de uso do meio ambiente, junto a um conjunto de contaminantes, acabam por deixar o sistema deles em precárias condições.  

Foto Destaque: Várias manjubas foram encontradas mortas em Florianópolis. Reprodução/Carolina Fernandes/NSC TV.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo