Notícias

Pedra preciosa é descoberta em Marte pela NASA

A pedra preciosa pode ser encontrada em apenas dois lugares na Terra, e a sua descoberta em Marte representa grandes possibilidades para uma possível investida humana futuramente no planeta.

13 Jan 2023 - 14h30 | Atualizado em 13 Jan 2023 - 14h30
Pedra preciosa é descoberta em Marte pela NASA  Lorena Bueri

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) encontrou o mineraloide Opala em Marte. A descoberta foi feita pelo astromóvel Curiosity na cratera Gale do planeta, e foi divulgada em um artigo científico publicado no fim de dezembro de 2022.

A pedra preciosa é composta em parte por H2O e caso seja moída e submetida ao calor pode liberar sua água, o que representa uma grande vantagem em futuras investidas humanas no planeta. Na Terra, a Opala pode ser encontrada em dois lugares: na Austrália e no Piauí, mais especificamente, na cidade de Pedro II, que fica localizada a cerca de 206 km de Teresina.

De acordo com os registros históricos, a primeira opala foi encontrada em 1969 em Pedro II, por um homem que colhia mandioca quando avistou o pedregulho luminoso. Após a descoberta, as pedras passaram a serem extraídas de dentro de um morro por garimpeiros. Segundo pesquisadores, apenas 10% da opala foi explorada.

Como é feita a extração?

A extração de opala só é realizada em período de seca, já que as chuvas dificultam o garimpo, e apesar da abundância do mineraloide na região, ele não é facilmente encontrado.

Atualmente existem cerca de 10 minas em atividades, e que já movimentaram milhões de reais na economia local. A extração proporcionou a criação de um mercado de confecção de joias de opala em Pedro II. A pedra é utilizada em anéis, colares, brincos, broxes, entre outros adereços do setor de joalheria. É comum encontrar peças que referenciam o Piauí e o Brasil, facilmente encontradas em lojas de lembranças em pontos turísticos do estado.


(Joias feitas de opala. Foto: Penépole Araújo)


Em 2022, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, foi presenteado pela presidente do Tribunal de Contas do estado com um botton com o formato do mapa do Piauí feito de opala. Outra pessoa presenteada com peças de opala foi o cantor e compositor Toquinho, em 2014 durante a sua participação no festival de inverno de Pedro II.

Foto Destaque: Pedra de Opala. Foto/Reprodução: Tv Clube via G1.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo