Saúde

Pediatras orientam escolas sobre prevenção contra varíola dos macacos

O número de crianças contaminadas pelo vírus da varíola dos macacos ainda são baixos, mas pediatras alertam sobre a importância de orientar instituições de ensino e pais sobre as formas de prevenção.

02 Dez 2022 - 19h13 | Atualizado em 02 Dez 2022 - 19h13
Pediatras orientam escolas sobre prevenção contra varíola dos macacos Lorena Bueri

Para promover o controle da monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, as instituições de ensino estão recebendo capacitação e orientações para garantir um ambiente estudantil seguro da doença que agora será denominada como mpox em todos as línguas, conforme anúncio realizado pela Organização Mundial da Saúde recentemente.

Nesta quinta-feira (1) foi feito um alerta sobre a doença pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o documento é composto com orientações para prevenção e controle nas escolas. Mesmo o número de contaminação da atual mpox ser baixo entre as crianças, é necessário atenção para as formas de prevenção e o controle de contágio nas escolas.


Testagem para o vírus Mpox  (Foto: Reprodução: Agência Brasil - EBC)


Segundo o boletim publicado no último dia 1, o Estado de Pernambuco obteve 1.885 casos de varíola notificados. Desse número, 282 tiveram confirmação. Desse total, 12 casos são em crianças com idade de 9 e 16 anos e confirmações do vírus entre as idades de 10 a 19 anos. Também é necessário manter os alunos e familiares cientes sobre os sintomas da mpox para que assim ajudem a garantir a prevenção da contaminação. Nos primeiros sinais de febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, vômito, aumento dos gânglios e lesões na pele, a orientação é buscar avaliação profissional de forma imediata.

No geral, profissionais afirmam que “ a doença vem se mostrando autolimitada e de pouco gravidade, porém pode evoluir nos grupos de risco, como gestantes, pessoas com imunodeficiências, pessoas idosas e crianças com eczema ou demais doenças de pele e em menores de 8 anos de idade. ”

Nas crianças é necessário ter atenção, já que o sistema imunológico ainda está em fase de desenvolvimento na infância. A SBP ressalta que todo o grupo escolar deve ser orientado sobre as maneiras de contaminação e prevenção da doença. A entidade reforça também que nos casos confirmados a escola deve orientar os responsáveis a procurar um profissional para avaliação, monitoramento até o resultado do exame; comunicar a Unidade Básica de saúde mais perto da instituição.

 

Foto Destaque: Criança utilizando máscara como forma de prevenção. Reprodução/Dreamstime 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo