Saúde

Pediatras indicam lavagem nasal infantil diária

Assim como escovar os dentes, manter o nariz limpo com soro fisiológico deve fazer parte da rotina de bebês e crianças para evitar doenças respiratórias ou agravamento de gripes

05 Dez 2022 - 12h20 | Atualizado em 05 Dez 2022 - 12h20
Pediatras indicam lavagem nasal infantil diária Lorena Bueri

Mudanças bruscas de temperatura, alergias respiratórias a diversos alérgenos como pelos, poeira, mofo, ácaros e vários outros, além das alimentares, resfriados e gripes. Diversos são os motivos que levam as crianças a ficarem com uma produção excessiva de secreções que atingem primeiramente as narinas e, na sequência, as fossas nasais, podendo atingir também o canal auditivo. Uma das soluções cada vez mais recomendadas pelos pediatras é a lavagem nasal infantil com soro fisiológico, que além de exercer o papel de desobstruir as narinas e fossas nasais, melhorando a respiração, também pode evitar que as doenças se instalem, cumprindo um papel preventivo. Por isso, pediatras já recomendam que a limpeza seja feita todos os dias a fim de tentar eliminar microorganismos presentes nas vias aéreas superiores, como vírus, bactérias e fungos.

“Antigamente, fazer a lavagem das vias aéreas era recomendação para quando as crianças estivessem doentes. Hoje, orientamos fazê-la diversas vezes ao dia, conforme a necessidade, mantendo a higienização das mucosas, fluidificando a via aérea nasal e diminuindo a inflamação local. Com a lavagem diária, percebemos menor incidência de quadros respiratórios e melhora da saúde em geral”, explica a pediatra e neonatologista da Maternidade Perinatal do Rio de Janeiro, Dra. Gabriela Facchini.

A lavagem nasal é uma maneira natural de desentupir o nariz evitando-se o uso de descongestionantes nasais locais, que podem trazer efeitos colaterais e também de antialérgicos. De acordo com a fisioterapeuta respiratória Genai Latorre, a lavagem nasal infantil deve ser um hábito tal e qual escovar os dentes.

“Sabemos que lavar o nariz dos pequenos pode ser um desafio. Então, quanto menos traumático for o processo, melhor será o resultado. Contar com um produto lúdico e adaptado para esse momento pode facilitar a vida dos pais e responsáveis e aumentar a aderência ao tratamento por parte das crianças. E ainda bem que começam a surgir no mercado dispositivos feitos especialmente para isso, criados especialmente para a lavagem nasal de bebês e crianças pequenas”, comenta a especialista Genai Latorre.

De fato, muitas crianças ainda têm resistência ao método. Mãe de dois meninos, Guilherme, de 5 anos, e Victor, de 8, a bióloga Michele Longo conhece de perto essa dificuldade. Victor tem Síndrome de Down e precisa fazer o procedimento diariamente, pois uma das características da síndrome é a hipotonia muscular, ou ‘frouxidão muscular’, que dificulta expelir a secreção. Segundo ela, realizar a técnica com uma seringa adaptada exigia paciência e estratégia, pois o filho tinha medo de injeção.

“Hoje minha vida ficou mais fácil depois que descobri na farmácia o NoseWash, um dispositivo que tem versões com animais e até Batman, Superman e Mulher Maravilha, que se tornou um aliado na hora da lavagem nasal dos meus filhos, sobretudo do Victor. Consigo fazer de forma mais simples e sem traumas porque uso o lúdico. Sem contar que é sem improvisos. É um material seguro e feito para isso. A higienização após o uso é muito melhor”, explica a bióloga Michele Longo.

A fisioterapeuta Genai Latorre reforça que dispositivos como o NoseWash são mais seguros. Sucesso em mais de 6 mil pontos de vendas distribuídos em todas as regiões do país, o NoseWash é um produto 100% brasileiro criado pela AGPMED, empresa de 25 anos focada na criação de produtos de saúde infantil.

“Criamos o NoseWash porque entendemos que era praticamente impossível lavar o nariz de uma criança com uma seringa médica, um instrumento hostil aos olhos desse público, pela semelhança e pela identificação com as injeções. Nossa empresa já desenvolvia produtos amigos da criança, como abaixadores de língua com sabor e aroma usados por pediatras e dosadores de remédios no formato de foguete, além de espaçadores de inalação. E foi então que decidimos desenvolver o dispositivo, o primeiro do mundo com esse fim específico e pensado em cada detalhe. É livre de BPA e látex, tem miniatura de personagem no próprio dispositivo e adaptadores nasais que trazem segurança na hora da aplicação”, enfatiza o gerente de negócios da AGPMED, Gustavo Reis.

Mas para que a lavagem seja realizada corretamente, os pais devem seguir alguns cuidados como posicionar a criança com a cabeça para frente e levemente inclinada para um dos lados para a secreção sair da narina e a pressão do jato deve ser suave e contínua. Além disso, recomenda-se o uso de soro na temperatura ambiente e nunca gelado. A quantidade de soro também é um fator importante.

Foto Destaque: Reprodução

VEJA TAMBÉM

Bolsonaro vira réu por incitação ao estupro  Lorena Bueri

Bolsonaro vira réu por incitação ao estupro

O processo, decidido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, refere-se a afirmação do ex-presidente de que a deputada Maria do Rosário não merecia ser estuprada por “ser feia”.
ChatGPT agora vê, ouve e colabora em acessibilidade Lorena Bueri

ChatGPT agora vê, ouve e colabora em acessibilidade

OpenAI expande capacidades do modelo, impulsionando assistência virtual e acessibilidade. Nova versão do ChatGPT terá 5 vozes e recursos para captura e análise de imagens.
Sindicato dos atores e AMPTP deve se reunir nos próximos dias  Lorena Bueri

Sindicato dos atores e AMPTP deve se reunir nos próximos dias

Greve dos atores pode estar chegando ao fim com a reunião do SAG-AFTRA com a empresa representante dos estúdios. A data das negociações e outros detalhes não foram divulgados.
Marinha libera sinal de alerta para ondas de até 3 metros no litoral Norte de SP Lorena Bueri

Marinha libera sinal de alerta para ondas de até 3 metros no litoral Norte de SP

O aviso destaca o cuidado e o redobramento da atenção dos moradores e turistas para possíveis acontecimentos, principalmente com a presença de fortes ventos e grandes ondas.
Darlin Ferrattry, mãe de Lexa, dá resposta atravessada à mãe de Guimê: ‘Essa senhora deveria parar de atacar minha filha’ Lorena Bueri

Darlin Ferrattry, mãe de Lexa, dá resposta atravessada à mãe de Guimê: ‘Essa senhora deveria parar de atacar minha filha’

A indireta veio após a mãe biológica de Guimê, Mariah Cristina, citar em uma mensagem, que Lexa traiu o companheiro por dois anos. "“Meu filho é corno há dois anos”.
Roteiro da 2ª temporada de Percy Jackson já está sendo escrito Lorena Bueri

Roteiro da 2ª temporada de Percy Jackson já está sendo escrito

Informação foi confirmada pelo próprio escritor dos livros, Rick Riordan; série tem previsão de ser lançada no Disney Plus no dia 20 de dezembro deste ano
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo