Notícias

Paralisação de pilotos e comissários é mantida para a manhã dessa segunda feira 19 de dezembro

Sindicato dos aeronautas pedem reajustes salarial e de acordo com a inflação e melhores condições de trabalho, como reconhecimento do trabalho no período pandêmico.

3 min de leitura
19 Dez 2022 - 08h30 | Atualizado em 19 Dez 2022 - 08h30

Quem hoje foi para aeroporto de algumas das maiores cidades do país para viajar de avião, seja a passeio ou a trabalho foram pegos de surpresa com a manutenção da paralisação dos pilotos e comissários de bordo.

No domingo (18/12), a categoria não aceitou uma proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e mantiveram a paralisação para a manhã dessa segunda feira até pelo menos as 8h da manhã. Os guichês de atendimento das empresas aéreas seguem funcionando normalmente.


            Comissários de bordo e pilotos mantém a  paralisação para essa segunda feira (Foto: Reprodução/Twitter)  


Entendendo o caso:

 

Na última quinta feira (15/12) a greve foi convocada e anunciada onde foi decidido que haveria uma paralisação de 2 horas, a partir dessa data todos os dias, até que houvesse um acordo. Com a falta de acordo na noite de domingo, onde os sindicatos, tanto o Sindicato dos Aeronautas (SNA) quanto o das empresas (SNEA) a paralisação está mantida ainda por tempo indeterminado.

A paralisação foi reconhecida pelo Superior Tribunal do Trabalho (TST), que exigiu que 90% do efetivo seguisse trabalhando, caso não haja cumprimento, haverá multa prevista de 200 mil reais, pois segundo o tribunal, essa paralisação pode e deve gerar graves problemas para a população nesse período de festas de fim de ano.

 Os principais aeroportos afetados são: Galeão e Santos Dummont (Rio de Janeiro), Confins (Belo Horizonte), Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas), Juscelino Kubitschek (Brasília), Salgado Filho (Porto Alegre) e Pinto Martins (Fortaleza).

As principais reivindicações dos aeronautas, segundo o sindicato, são:

- Reajuste salarial que acompanha a inflação, INPC + 15%;

- Melhores condições de trabalho;

- Maior reconhecimento das empresas por conta do trabalho durante a pandemia;

- Folgas sendo respeitadas;

- Fim das jornadas exaustivas de trabalho.

Os voos que levam órgãos, transplantes irão funcionar normalmente segundo o Sindicato dos Aeronautas. Nesses casos não haverá quaisquer problemas de atraso por conta da paralisação.

É esperado que as 8h dessa segunda feira (19/12) sejam retomados os voos e caso não haja um novo acordo, nesta terça feira (20/12) haverá nova paralisação entre os horários de 6h e 8h.

 

Foto Destaque: Pilotos de costas. Foto: Reprodução/Twitter.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo