Notícias

Papa Francisco assina decreto que amplia lei de abuso sexual a todos os líderes da igreja

No decreto assinado no sábado (25), o Papa Francisco ampliou a lei que pune severamente o abuso sexual na igreja católica, outrora a lei apenas contemplava o clero, agora os líderes leigos também poderão ser punidos.

27 Mar 2023 - 09h00 | Atualizado em 27 Mar 2023 - 09h00
Papa Francisco assina decreto que amplia lei de abuso sexual a todos os líderes da igreja Lorena Bueri

No último sábado (25), o Papa Francisco assinou um decreto ampliando para também os líderes leigos da Igreja Católica, a possibilidade de serem punidos e julgados pelo Tribunal Eclesial, por conta de abusos sexuais que por ventura venham cometer. Também nesse decreto, abre a possibilidade de os Bispos serem punidos por tentar acobertar algum caso de abuso.

A regra começa a valer a partir do dia 30 de abril de 2023. A Igreja Católica por décadas é acusada de encobertar casos de abusos sexuais do Clero em todo o mundo. Essas novas medidas validam a promessa do Papa Francisco em combater concretamente o abuso sexual. Nos últimos 10 anos, medidas diversas foram criada a fim de tentar combater os casos, e essa última é considerada a mais abrangente.

Uma outra mudança importante e incluída nesse decreto, remete aos casos onde as vítimas são menores ou pessoas vulneráveis. Agora no texto da lei é especificado o que seria pessoas vulneráveis ou menores, que, são considerados aqueles que, segundo o próprio, tem o uso imperfeito da razão ou um adulto vulnerável, que poderiam se incluir pessoas que não tem a capacidade de entender o que está acontecendo no momento em que o crime possa estar acontecendo.


Papa Francisco - Foto Reprodução/Twitter


Entre os Cardeais do Vaticano, a decisão de Francisco foi encarada por alguns destes que são oposição ao Papa, que mostra que ele está relutante em exonerar os Bispos, padres ou leigos da Igreja. Já os que apoiam a decisão, dizem que Francisco sai fortalecido e que isso mostra concretamente que ele está empenhado em combater qualquer tipo de abuso sexual dentro da Igreja Católica, por isso incluiu os líderes leigos nesse novo documento.

Quem são líderes leigos na Igreja Católica?

São pessoas que trabalham pra Igreja, geralmente coordenam pastorais dentro do episcopado, dão palestras, porém não fazem parte do Clero. Geralmente são membros da comunidade onde a paróquia está inserida. Estão inseridas em movimentos e pastorais e conforme o decreto do Concílio Vaticano II ocorrido no ano de 1962.

No último fim de semana algumas fotos do papa vestindo um casaco de um estilista italiano viralizaram na internet, porém horas depois foi anunciada que a imagem tinha sido criada por Inteligência Artificial e Francisco nunca tinha usado tal casaco.

Foto destaque: Papa Francisco – Foto: Reprodução/Twitter

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo