Notícias

Pandemia acelera envelhecimento de frota de carros no país, aponta pesquisa

23,5% dos automóveis que circulam no Brasil têm até cinco anos de uso; há dez anos, essa fatia era de 43,1% com alta de preços. Pesquisas mostram que, até 2021, a frota do país contava com 38,2 milhões de veículos, com média de 10 anos.

16 Mai 2022 - 16h28 | Atualizado em 16 Mai 2022 - 16h28
Pandemia acelera envelhecimento de frota de carros no país, aponta pesquisa  Lorena Bueri

Em um momento em que o mundo busca formas de reduzir as emissões no setor de transporte e muitos países incentivam os consumidores a comprar um carro elétrico, os carros brasileiros estão ainda mais velhos. É composto basicamente por modelos inflamáveis, altamente poluentes, causando muitos acidentes e engarrafamentos. O envelhecimento acelerou os últimos dois anos da epidemia, o que dificultou o alcance de zero carros, seja pelos preços altos ou pela escassez de componentes de produção. Hoje, 23,5% dos veículos móveis do país estão em uso há cinco anos, chamados de seminovos. Há dez anos, essa participação era de 43,1%.


Composta basicamente por modelos a combustão, frota envelhecida polui mais, causa mais acidentes e engarrafamentos. (Foto: Reprodução/Cleide Silva/CNN)


Os “adultos”, com mais de 16 anos, variaram de 18,8% nos navios a 19,4%. Os mediadores (6 a 15 anos) eram 38,1% em 2012 e hoje são 57,1%.Os dados são baseados em pesquisa anual realizada ao longo de duas décadas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Em 2012, o carro, em geral, poluiu cerca de 50% a mais que o atual. Em termos de consumo, atualmente opera com 22% de eficiência, segundo Raquel Mizoe, diretora de Emissões de Veículos Leves da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

Informal

Pesquisas mostram que, até 2021, a frota do país contava com 38,2 milhões de veículos, com média de 10 anos e cinco meses, a mais antiga de 26 anos. Além de comerciais leves, caminhões e ônibus, esses navios chegam a 46,6 milhões de veículos com idade média de 10,3 anos, também a maior desde 1994. “Desde 2013, os navios brasileiros envelhecem porque não estamos recebendo renovações com veículos novos compensando o vencimento”, disse George Rugitsky, diretor de Economia do Sindipeças.

Ele destaca que a epidemia levou ao massacre de navios nacionais, situação que, em graus variados, está acontecendo em todo o mundo. Segundo ele, "No caso do Brasil, essa distribuição global da cadeia produtiva está em linha com o que está acontecendo na economia local". Rugitsky promove testes de veículos e programas de renovação de navios para um rápido desenvolvimento. Caso contrário, ele verifica, as expectativas para este ano e o próximo são demolições em andamento.

Em março, o governo anunciou um programa não planejado de atualização de caminhões e ônibus. A ideia é facilitar a troca de um caminhão antigo por um novo, criando um ciclo que, em algum momento, chegará a zero para um carro.

Segundo o Sindipeças, o caminhão Euro 6 (atual sistema de controle de poluição) produz 90% menos itens que o Euro 1, no intervalo de 30 anos.“Os carros mais antigos, em geral, são mais poluentes, além de serem responsáveis ​​pelo aumento do trânsito, acidentes e custos com saúde”, disse Rugitsky.

As estatísticas do Sindipeças traçam a taxa de mortalidade (total de veículos perdidos ou descartados), que separa seus números daqueles divulgados pelo Denatran, que considera todos os veículos cadastrados, estejam na estrada ou não. O objetivo do estudo é explorar as oportunidades de mercado dos fabricantes de peças de reposição.

 

Foto Destaque: Ilustração de frotas de carros no Brasil. Reprodução/Getty Images

VEJA TAMBÉM

Luísa Sonza altera letra de “Chico” e dedicatória em primeiro show após o término  Lorena Bueri

Luísa Sonza altera letra de “Chico” e dedicatória em primeiro show após o término

Durante o show de Porto Alegre, na última sexta-feira (29), a cantora pediu aos fãs que cantassem “Se acaso me quiseres”, ao invés de “Chico, se tu me quiseres”.
Com bom desempenho no mundial, equipe brasileira se aproxima de Paris Lorena Bueri

Com bom desempenho no mundial, equipe brasileira se aproxima de Paris

Atletas aguardam fim da estapa classificatória para comemorar a vaga definitiva nos Jogos Olímpicos de 2024
Governo federal organiza concurso unificado com oportunidades para todas as regiões  Lorena Bueri

Governo federal organiza concurso unificado com oportunidades para todas as regiões

6.590 vagas serão divididas por nichos e o candidato interessado poderá concorrer a várias vagas voltadas para uma mesma área de atuação, pagando um único valor na taxa de inscrição.
Títulos públicos no Drex: Caixa, Elo e Microsoft realizam primeira compra em leilão Lorena Bueri

Títulos públicos no Drex: Caixa, Elo e Microsoft realizam primeira compra em leilão

Em uma simulação envolvendo títulos públicos no valor de R$ 986 mil, o primeiro teste do Drex foi um sucesso. A operação levou 5 segundos para ser concluída
Treinador do Chile chama quatro jogadores de clubes brasileiros para confrontos das Eliminatórias Lorena Bueri

Treinador do Chile chama quatro jogadores de clubes brasileiros para confrontos das Eliminatórias

Eduardo Berizzo convocou Erick Pulgar (Flamengo), Charles Aránguiz (Internacional), Gary Medel (Vasco) e Kuscevic (Coritiba) para os jogos contra Peru e Venezuela.
Lula tem quadro estável após cirurgia no quadril, diz equipe médica Lorena Bueri

Lula tem quadro estável após cirurgia no quadril, diz equipe médica

Nesta sexta-feira (29), o presidente do Brasil passou por duas cirurgias: artroplastia e blefaroplastia. Lula deve ficar trabalhando na residência em Brasília pelas próximas semanas
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo