Notícias

Palácio da Alvorada: conheça a residência oficial do presidente da República

A primeira dama, Rosângela da Silva, a Janja, fez um tour inédito pela mansão e mostrou detalhes do imóvel.

07 Jan 2023 - 13h00 | Atualizado em 07 Jan 2023 - 13h00
Palácio da Alvorada: conheça a residência oficial do presidente da República Lorena Bueri

Nesta semana,o Brasil ficou animado quando a jornalista Natuza Nery,da Globo News, anunciou por meio de seu Twitter que faria um tour guiado pela primeira dama Janja no Palácio da Alvorada.  A jornalista afirmou que mostraria detalhes do lar do novo mandatário.  O que ninguém esperava é que esse passeio revelaria o estado assustador que a família Bolsonaro deixou o espaço. A animação foi substituída pela decepção. 

Tapetes rasgados,obras de arte importantes desgastadas e até infiltrações. De acordo com a primeira dama,algumas obras de arte foram trocadas por equipamentos eletrônicos.

Os cuidados com as artes da casa foram abandonados. Uma em especial foi trocada de lugar e colocada sob o sol,a peça desbotou e precisará de restauração. Estamos falando de um painel encomendado pelo próprio Niemeyer avaliado em R $5 milhões de reais que costumava ficar em uma das paredes da biblioteca do Palácio que possui uma coleção de mais de três mil livros.

Essa biblioteca foi palco de muitas transmissões feitas pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. No cômodo,durante a visita foi possível ver uma televisão de muitas polegadas utilizada nessas lives semanais. 

O Palácio da Alvorada foi a primeira obra inaugurada na cidade de Brasília,aliás,o imóvel foi construído dois anos antes da fundação da cidade,em 1958. 

Em junho dos anos 50,nascia o prédio que possui três pavimentos que contabilizam 7 mil metros quadrados. A mansão conta com um auditório que pode funcionar também como cinema,além de uma sala de jogos com algumas mesas para convidados.  A parte do térreo da casa conta com salões utilizados pelo presidente para compromissos oficiais,como reuniões com líderes do governo. 

No Salão Nobre,que o presidente recebe chefes de estado e de outros países para discutir planos, possui peças assinadas pelos principais nomes do design mundial. Nesse pavimento,há outras salas como a de música, a de jantar e a ministerial.


    

                 

                    Sala de jantar com uma mesa e 12 cadeiras inglesas do século 18.  Foto: (reprodução\ gov.br\ Palácio da Alvorada) 

 


 


                           

                                              Um das salas do Palácio da Alvorada. Foto: (Reprodução\ OGlobo) 


O primeiro andar, possui quatro suítes presidenciais,área de serviço e sala de estar privativas. No subsolo fica a parte administrativa e de lazer da Alvorada.  Era possível fazer algumas visitas guiadas pela mansão,no entanto,as partes privativas não estavam incluídas,mas o passeio passava pelos jardins e uma capela modesta.


  

                         

                                            Capela do Palácio da Alvorada. Foto: (Reprodução\ OGlobo) 


Janja garante que reformas serão feitas no imóvel que foi projetado para ser a residência oficial do presidente da República. A primeira-dama afirmou que deseja voltar a abrir a mansão para público após as devidas reformas. 

Segundo algumas fontes,a mudança dela com Lula para o Palácio será adiada justamente por causa do estado que se encontra o imóvel. 

 

 

 

 

 

 

Foto destaque: (Reprodução\Governo do Distrito Federal) 

VEJA TAMBÉM

Irã ameaça destruir Israel em caso de retaliação de grandes proporções Lorena Bueri

Irã ameaça destruir Israel em caso de retaliação de grandes proporções

Presidente iraniano ameaça exterminar Israel em caso de retaliação de grande porte e aumenta a tensão geopolítica no Oriente Médio; União Europeia planeja novas sanções ao Irã
Atlético-MG e Peñarol se encaram em duelo pelo Libertadores e clube mineiro foca na vitória  Lorena Bueri

Atlético-MG e Peñarol se encaram em duelo pelo Libertadores e clube mineiro foca na vitória

Atlético-MG está em busca da terceira vitória pela Libertadores e entra em campo nesta terça-feira (23) pra encarar Peñarol, o time mineiro está em busca de sair em vantagem em cima dos rivais da rodada
Rock in Rio 2024 divulga o line up completo do palco Sunset no segundo dia do festival Lorena Bueri

Rock in Rio 2024 divulga o line up completo do palco Sunset no segundo dia do festival

Na edição que comemorará quarenta anos desde a fundação do festival, mais de 40 atrações nacionais e internacionais estão confirmadas durante os sete dias de duração
Tom Holland afirma envolvimento no próximo filme de 'Homem-Aranha' e expressa gratidão a trilogia  Lorena Bueri

Tom Holland afirma envolvimento no próximo filme de "Homem-Aranha" e expressa gratidão a trilogia

Homem-Aranha 4 está em desenvolvimento, e conta com a colaboração do ator para seguinte longa; Tom ainda expressa sentimento de gratidão a saga que expandiu sua carreira no cinema
Ex-treinador do Real Madrid afirma que falta genialidade para Cristiano Ronaldo Lorena Bueri

Ex-treinador do Real Madrid afirma que falta genialidade para Cristiano Ronaldo

O técnico de futebol Fabio Capello disse que Cristiano Ronaldo não é genial diferentemente de Messi e Ronaldo Fenômeno 
'Lua Cheia Rosa' ilumina os céus do Brasil Lorena Bueri

"Lua Cheia Rosa" ilumina os céus do Brasil

O fenômeno astronômico, nomeado pelos nativos americanos para marcar o início de uma nova estação, poderá ser acompanhado em todo o território nacional.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo