Saúde

Pacientes com câncer têm 4 vezes mais chances de desenvolver trombose

O assunto foi um dos diversos temas abordados no ISTA - International Symposium of Thrombosis and Anticoagulation

16 Jan 2023 - 16h15 | Atualizado em 16 Jan 2023 - 16h15
 Pacientes com câncer têm 4 vezes mais chances de desenvolver trombose Lorena Bueri

A jornada do paciente com câncer e o risco do desenvolvimento de trombose foi um dos temas abordados na 15ª edição do ISTA - International Symposium of Thrombosis and Anticoagulation. Pessoas em tratamentos oncológicos têm 4 vezes mais chances de desenvolver trombose - que é a segunda maior causa de morte de pessoas com a doença. Durante o simpósio promovido pelo Brazilian Clinical Research Institute (BCRI), especialistas explicaram que o risco absoluto depende do tipo tumoral, do estágio ou da extensão do câncer e das terapias em curso.

“O paciente com câncer, mesmo aquele que já está em remissão, tem maior chance de ter trombose. É um risco contínuo com altos e baixos. Por isso, é fundamental um plano de prevenção e reavaliação constante durante o tratamento, levando em consideração toda a evolução clínica dessa pessoa” explica a Dra. Ariane Macedo, cardio-oncologista e Membro do Comitê Científico da MDHealth - uma das principais empresas de educação médica da América Latina.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular -- Regional São Paulo (SBACV-SP), os cânceres de pâncreas, útero, estômago e rins, e tumores cerebrais primários são os que apresentam maior risco. Por isso, é fundamental que o paciente oncológico também se consulte com um médico vascular e fique atento a alguns sinais como dor, calor, vermelhidão, inchaço ou edema - principalmente nos membros inferiores.

Ainda durante o simpósio, especialistas nacionais e internacionais abordaram outros assuntos comuns a diversas especialidades médicas, como cardiologia, hematologia, neurologia e clínica médica. “Nossa proposta com esse evento foi democratizar o conhecimento médico, apresentando conteúdos e informações relevantes, que podem impactar diretamente a vida de milhares de pacientes”, comentou o renomado cardiologista, Dr. Renato Delascio Lopes, fundador e diretor-executivo do BCRI.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo