Notícias

Pacheco assume a presidência da República por motivo de viagem de Jair Bolsonaro

Pacheco assume presidência da República por motivo de viagem do presidente Jair Messias Bolsonaro aos Estados Unidos para tratar questões ambientais e climáticas.

08 Jun 2022 - 20h33 | Atualizado em 08 Jun 2022 - 20h33
Pacheco assume a presidência da República por motivo de viagem de Jair Bolsonaro  Lorena Bueri

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) assume a presidência da República interinamente na noite desta quarta-feira (8). Pacheco, que é o terceiro da linha sucessória, toma posse provisória por conta das viagens internacionais de Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão e Arthur Lira.

Jair Bolsonaro embarca na noite desta quarta-feira (8) para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde acontecerá a Cúpula das Américas. No topo da agenda de encontros, ele já tem marcado uma reunião bilateral com o presidente norte-americano, Joe Biden.

Enquanto isso, o vice-presidente Hamilton Mourão está em visita oficial à Espanha até o próximo sábado (11). Também nesta quarta (8), Mourão terá um encontro marcado com o secretário-Geral Iberoamericano Andrés Allamand. Em seguida, terá um almoço oferecido pela diretoria da Fundação Conselho Espanha-Brasil e depois um jantar oferecido pelo Embaixador do Brasil na Espanha.

Mourão é pré-candidato ao senado pelo Rio Grande do Sul e, pela legislação eleitoral, fica inelegível nas eleições de outubro para os cargos que pretendem concorrer caso assuma a presidência da República nos seis meses que antecedem o pleito. O mesmo acontece com o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, que viajou com o presidente Bolsonaro para a reunião na Cúpula e também pretende se reeleger como deputador federal pelo estado de Alagoas. 

Fui comunicado pela Casa Civil, também pelo GSI [Gabinete de Segurança Institucional], a respeito da viagem do senhor presidente da República à Guiana. E aí, naturalmente, nessa linha sucessória, também com viagens internacionais do vice-presidente [da República] e do presidente da Câmara, Arthur Lira, cabe ao presidente do Senado fazê-lo. E assim será feito pela presidência do Senado”, disse Pacheco, em pronunciamento no Senado, na tarde da última quinta-feira (5).


Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Marcelo ( Foto: Reprodução/Camargo/Agência Brasil)


Pacheco toma posse da Presidência da República pela segunda vez 

Será a segunda vez em que Pacheco assume a chefia do Executivo. No dia 6 de maio deste ano, o presidente do Senado exerceu a presidência da República durante a viagem de Jair Bolsonaro a Georgetown, na Guiana, ao norte do país. Na ocasião, Hamilton Mourão estava no Uruguai e Arthur Lira, nos Estados Unidos.

O planalto até o momento não divulgou o horário exato da viagem aos EUA. No entanto, a assessoria de Rodrigo Pacheco informou que a transmissão do cargo por Bolsonaro ao presidente do Senado ocorrerá por volta das 22h. O local da cerimônia será na Base Aérea de Brasília.

O presidente comunicou aos apoiadores na terça (7), na saída do Palácio da Alvorada, que viaja de volta dos EUA no sábado (11) à noite. A assessoria de Pacheco confirmou que permanecerá no Brasil até o retorno de Bolsonaro. No encontro será tratado questões ambientais , climáticas dentre outros assuntos envolvendo o campo político.

Foto Destaque: Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.  Reprodução/Agência Senado.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo