Notícias

PT do Rio Grande do Sul declara apoio à Eduardo Leite no segundo turno

Apesar do apoio manifestado pelo diretório estadual petista, Leite disse que manterá posição neutra na disputa presidencial. Os petistas afirmam compromisso visando derrotar o candidato bolsonarista Onyx Lorenzoni.

24 Out 2022 - 20h00 | Atualizado em 24 Out 2022 - 20h00
PT do Rio Grande do Sul declara apoio à Eduardo Leite no segundo turno Lorena Bueri

O diretório do PT no Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (24) ter optado pelo “voto crítico” em Eduardo Leite (PSDB) na disputa pelo governo do estado. De acordo com reportagem da CNN Brasil a justificativa dos petistas seria o objetivo eleitoral de “derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo”.

Em nota, o diretório estadual do PT do estado que é o quinto maior colégio eleitoral do Brasil lembrou que as divergências com Leite são muitas, mas que o momento é “de defender o Brasil e o Rio Grande”.

O candidato do partido, Edegar Pretto obteve 26,77% dos votos válidos no primeiro turno, ficou na terceira colocação e não avançou para a votação do próximo dia 30. O adversário de Eduardo Leite é Onyx Lorenzoni (PL), ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro.

“Decidimos recomendar o voto crítico em Eduardo Leite no domingo próximo (30), esperando com este gesto que todos(as) aqueles(as) comprometidos(as) com a democracia, se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno", disse o candidato petista.

Os correligionários do PT-RS afirmaram que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista. A disputa será "voto a voto", pois a última pesquisa Ipec, divulgada no sábado (22), aponta que Leite tem 55%, e Onyx, 45% na contagem dos votos válidos.


Gráfico da pesquisa Ipec divulgada em 22 de outubro de 2022 no portal G1. (Foto: Reprodução/G1 TV Globo)


Entretanto, o tucano, que apoiou a candidatura de Soraya Thronicke (União Brasil) no primeiro turno, anunciou em 7 de outubro neutralidade para a disputa presidencial no segundo turno. “Eu não vou abrir o meu voto para presidente para não contaminar o debate e não deixar que se discuta apenas o Brasil e não o Rio Grande", disse. Ele também lembrou durante sua entrevista à CNN que a postura "nem nem" adotada por ele neste segundo turno é consciente porque nenhum dos dois candidatos serão capazes de resolver os problemas dos gaúchos nos próximos quatro anos.

Foto Destaque: Candidato e ex-governador do RS, Eduardo Leite. Reprodução/Instagram Eduardo Leite

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo