Notícias

PSOL protocola pedido de prisão preventiva para Jair Bolsonaro

Parlamentares do PSOL protocolaram junto ao Supremos Tribunal Federal (STF) um pedido de prisão preventiva ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

02 Jan 2023 - 15h00 | Atualizado em 02 Jan 2023 - 15h00
PSOL protocola pedido de prisão preventiva para Jair Bolsonaro Lorena Bueri

Foi protocolado nesta segunda-feira (02) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) por parlamentares do PSOL um pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os integrantes do partido alegam que Bolsonaro atentou contra a democracia brasileira.

A informação foi confirmada pelo Deputado Federal, Guilherme Boulos, através de uma publicação em sua conta no Twitter. “Entramos hoje no STF com o pedido de prisão de Bolsonaro. Sem anistia!”, disse o parlamentar.

Um trecho do documento protocolado no STF diz que “É preciso ressaltar, infelizmente, o histórico de disseminação de fake news, com intuito golpista, do ex-presidente Bolsonaro: ele, desde o início da sua Presidência, vem arquitetando o atual cenário que vivemos”. O documento afirma ainda que Bolsonaro mantém sua base radicalizada ativa. “Tal postura de atacar as instituições responsáveis pelo processo eleitoral somada a completa ausência de uma declaração dirigida a seus apoiadores reconhecendo sua derrota no pleito demonstram de maneira inconteste que Jair Messias Bolsonaro está deliberadamente mantendo sua base radicalizada ativa, o que culminou em diversos atos criminosos e terroristas ao redor do Brasil, configurando uma verdadeira organização criminosa contra a democracia”.


(Ex Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR)


A viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos é citada juntamente com a recomendação da apreensão do passaporte do ex-presidente. “Ademais, o fato de Jair Messias Bolsonaro ter viajado aos Estados Unidos da América ainda enquanto Presidente da República sem qualquer justificativa oficial a fim de evitar estar no território brasileiro a partir do final de seu mandato também se revela como um elemento que evidencia o periculum libertatis, posto se consubstanciar em risco à aplicação da lei penal, devendo, ao menos, ter seu passaporte apreendido a fim de que não volte a fugir caso volte ao território brasileiro”.

Jair Bolsonaro, foi candidato pelo PL à reeleição presidencial em outubro, sendo derrotado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), através do voto da população. O ex-presidente realizou uma viagem aos Estados Unidos no final de 2022, para não se fazer presente na posse de Lula no dia 01 de janeiro de 2023.

Foto Destaque: Ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo