Notícias

PMERJ tem pelo menos 632 policiais militares demitidos por crimes

Entre os motivos das exonerações realizadas na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, estão o envolvimento com a milícia, pagamento de propina e extorsão

11 Abr 2023 - 15h00 | Atualizado em 11 Abr 2023 - 15h00
PMERJ tem pelo menos 632 policiais militares demitidos por crimes Lorena Bueri

Entre janeiro de 2018 e março de 2023, 632 policiais militares foram demitidos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). De acordo com o levantamento realizado pelo g1, esses agentes foram desligados por crimes como envolvimento com a milícia, extorsão e homicídio.

Aproximadamente metade das expulsões aconteceu em 2018, último ano do mandato de Francisco Dornelles (Progressistas) como governador. Neste período, 312 PMs foram exonerados.

Hoje, o estado conta com aproximadamente 40 mil policiais militares. Conforme o relatório da Polícia Militar, nos últimos cinco anos, o principal motivo para o desligamento dos PMs são os casos de concussão – quando um agente público cobra e recebe propina – que contabiliza 62 exonerações. 

Em seguida, está a extorsão e o mau comportamento, com 60 e 59 demissões, respectivamente. O envolvimento em homicídios também é a causa de 8% das demissões de policiais militares no Rio de Janeiro registradas no período, enquanto a ligação com a milícia representa 7%.


Policiais militares (Foto: Reprodução/ Fernando Frazão)


O total de expulsões caiu quando o ex-juiz federal Wilson Witzel (na época filiado ao PSC) assumiu o Palácio Guanabara: foram 49 em 2019, 32 em 2020 e 47 em 2021.

Especificamente sobre a PM, fui o primeiro governador a impedir qualquer interferência política na corporação, todos os comandantes foram escolhidos pelo alto comando da PM”, disse ao g1. “Muitas expulsões envolvem casos de perseguição política, o que desmotiva a tropa e destrói a cadeia de comando piorando os indicadores criminais. A mancha criminal passa a ser ignorada e prevalecem os interesses políticos no uso da corporação”.

O número de agentes exonerados voltou a crescer quando o coronel Luiz Henrique Marinho Pires assumiu o cargo de secretário estadual de Polícia Militar do Rio de Janeiro. Somente em 2022, 152 oficiais e praças foram demitidos da PMERJ. E, entre 1º de janeiro e 15 de março de 2023, outros 40 agentes já foram desligados da corporação.

Foto Destaque: Reprodução/ Marcello Casal jr

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo