Notícias

PF realiza novas prisões de suspeitos de envolvimento com ataques golpistas de janeiro

Operação Lesa Pátria tenta identificar os indivíduos que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro. Mandados de prisão preventiva foram cumpridos no DF e em sete estados

18 Abr 2023 - 18h00 | Atualizado em 18 Abr 2023 - 18h00
PF realiza novas prisões de suspeitos de envolvimento com ataques golpistas de janeiro Lorena Bueri

Outros 13 suspeitos de envolvimento com os atos golpistas do dia 8 de janeiro foram presos pela Polícia Federal nesta terça-feira (18). A ação representa a décima fase da Operação Lesa Pátria. 

Ao todo, o Superior Tribunal Federal (STF) expediu 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas no Distrito Federal e em sete estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Goiás.

De acordo com a apuração do portal g1, ao menos cinco dos sete alvos já foram presos em Minas Gerais. Entre os detidos, estão Dalila Gonçalves de Carvalho, Marco Túlio Rios Carvalho, Aline Leal Bastos Morais de Barros, Sara Sany Silva e Pinto e Sílvio de Melo Rocha.

A Operação Lesa Pátria foi deflagrada em 20 de janeiro e busca identificar os indivíduos que participaram, financiaram e até fomentaram os ataques golpistas contra o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o edifício sede do STF.


Polícia Federal (Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo)


A nova etapa da Operação acontece no primeiro dia em que o Supremo Tribunal Federal julga, em plenário virtual, as denúncias realizadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os suspeitos de participar dos ataques de 8 de janeiro. No julgamento, o ministro relator Alexandre de Moraes votou para que os 100 denunciados se tornem réus.

Tanto são inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo, juntamente com suas instituições republicanas, pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à Separação de Poderes e aos direitos fundamentais", escreveu Moraes.

Os participantes dos atos golpistas são acusados de crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado.

Desde a primeira fase da Operação Lesa Pátria, a PF informou que já foram efetuadas 65 prisões preventivas, cumpridos 174 mandados de busca e apreensão, instaurados 17 inquéritos policiais e cumpridos 4 mandados de prisão temporária.

Foto Destaque: destruição causada pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Reprodução/ José Cruz

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo