Notícias

PF prende suposto suspeito de envolvimento no desaparecimento do indigenista e jornalista inglês

Na noite desta terça-feira (14), Polícia Federal, prendeu possível suspeito de envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e jornalista inglês Dom Philips.

15 Jun 2022 - 11h55 | Atualizado em 15 Jun 2022 - 11h55
PF prende suposto suspeito de envolvimento no desaparecimento do indigenista e jornalista inglês Lorena Bueri

Na noite desta terça-feira (14), a Polícia Federal informou que prendeu mais um suspeito de envolvimento no caso do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips. De acordo com investigações da corporação, Oseney da Costa Oliveira, de 41 anos, conhecido como "Dos Santos", foi detido em Atalaia do Norte, no Amazonas. Ele é irmão de Amarildo da Costa Oliveira, o 'Pelado', já preso temporariamente.


Dom Philips e Bruno Pereira ( Foto Reprodução: O Globo)


Conforme destacou a PF, foram cumpridos dois eventuais mandados de busca e apreensão determinadas pelo Poder Judiciário em Atalaia do Norte. Os agentes recolheram e aprenderam alguns objetos encontrados em cena de crime. “Cartuchos de arma de fogo e um remo, os quais serão instrumentos de análise

Dos Santos é apontado como principal suspeito do Desaparecimento "juntamente com ‘Pelado’, que já se encontra preso temporariamente." Dos Santos prestou depoimento na noite desta terça-feira e, já foi encaminhado para audiência de custódia na Justiça de Atalaia do Norte.

Trecho de um interrogatório enviando em relatório da PF e entregue ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), mostra evidências de uma testemunha que revela ter visto as embarcações de Bruno e Dom e, em seguida, menciona ter encontrado um outro homem identificado como “Dos Santos".

Segundo depoimento obtido pelo, O Globo, Dos Santos estava conduzindo uma pequena embarcação de madeira no meio do Rio. Dos Santos havia pedido ajuda para ser rebocado até mais adiante, tendo conseguido apoio foi levado até o barco de "Pelado", que estava parado no meio do rio, com apenas um tripulante a bordo. A PF afirma, que esse depoimento, coloca "Pelado" e "Dos Santos" no local do suposto desaparecimento. 

Bruno  era alvo  de inúmeras ameaças pelo trabalho que  realizava com aos indígenas contra invasores na região, pescadores, garimpeiros e madeireiros. O Vale do Javari é a região que possui uma maior concentração de povos isolados do mundo.

De acordo com lideranças da Univaja,  Dom Philips e Bruno Pereira embarcaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se reside próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da Funai no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas.

Bruno Pereira é um dos indigenistas mais experientes da Funai e é profundo conhecedor da região, onde foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por cinco anos. Foi também por quase três anos coordenador-geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Funai.

Dom Phillips é um jornalista freelancer britânico que se mudou para o Brasil em 2007, com passagens por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Além do The Guardian, Phillips já colaborou para o Financial Times, New York Times, Washington Post, Bloomberg, Daily Beast, revista de futebol Four Four Two e o jornal de energia Platts, entre outros. Phillips é atualmente bolsista da Alicia Patterson Foundation e 2021 Cissy Patterson Environmental Fellow.

Em nota, o jornal britânico se pronunciou e demonstrando preocupação com Desaparecimento do jornalista e afirma que já está em contato com a embaixada do Brasil.

 

Foto Destaque: Polícia Federal . Reprodução/ Getty Imagens 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo