Notícias

PF investiga desaparecimento de jornalista britânico e ativista brasileiro na Amazônia

O jornalista britânico Dom Phillip e o ativista brasileiro, Bruno Pereira estão desaparecidos desde o último domingo; A PF acredita que eles estavam sendo ameaçados por garimpeiros ilegais na Amazônia

06 Jun 2022 - 19h46 | Atualizado em 06 Jun 2022 - 19h46
PF investiga desaparecimento de jornalista britânico e ativista brasileiro na Amazônia Lorena Bueri

A Polícia Federal anunciou que está investigando o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips, do famoso jornal britânico The Guardian e do ativista brasileiro, Bruno Pereira, desaparecidos desde domingo (5). 

Dom viajava pelo Amazonas, com o objetivo de relatar as dificuldades que a comunidade indígena está enfrentando atualmente, além de divulgar a crise ambiental no Brasil. 

Junto de Bruno, eles partiram de barco na última semana em uma região chamada de Lago do Jaburu, com chegada na noite da última sexta-feira (3). Ambos foram vistos por volta de 6h desse domingo (5), quando se preparavam para visitar o Vale do Javari, uma terra que abriga uma comunidade indígena. Porém, a viagem deveria ter levado até 3 horas, o que não ocorreu, já que eles não foram vistos desde então.


Garimpo ilegal na Amazônia (Foto: Divulgação/Marcos Ammend/ GreenPeace)


Segundo a nota da PF, o jornalista britânico e o ativista brasileiro estariam sofrendo ameaças dos garimpeiros que atuam na região de forma ilegal. A PF disse ainda que já investiga o caso e o Ministério Público Federal (MPF), também em nota, afirmou que instaurou um processo para apurar o ocorrido.

Confira a nota completa da Polícia Federal:

A Polícia Federal informa que já está acompanhando e trabalhando no caso referente ao desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, que desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, quando faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte. As diligências estão sendo empreendidas e serão divulgadas oportunamente.


Confira a nota do Ministério Público Federal: 

O MPF foi informado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) do desaparecimento de Bruno Araújo e  Dom Phillips na região do Vale do Javari, Amazonas.

De acordo com as informações iniciais, o desaparecimento ocorreu no trecho entre a comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte (AM).

O MPF instaurou um procedimento administrativo para apuração e acionou a PF, a Polícia Civil, a Força Nacional, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil, que conduzirá as atividades de busca na região.

O MPF seguirá intermediando as ações de buscas e mobilizando as forças pra assegurar a atuação integrada e articulada das autoridades, visando solucionar o caso o mais rápido possível.

A Marinha do Brasil afirmou que as buscas serão feitas pelo Comando de Operações Navais.

 

Foto Destaque: O indigenista Bruno Araújo e o jornalista Dom Phillips, respectivamente. Reprodução/ Daniel Marenco

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo