Notícias

Ozempic: pacientes relatam episódios de enjoos e desnutrição após uso da medicação

Medicação utilizada por pacientes com diabetes tipo 2, tem apresentado efeitos colaterais como vômitos, enjoos e desnutrição. Especialistas falam sobre o caso.

28 Abr 2023 - 09h26 | Atualizado em 28 Abr 2023 - 09h26
Ozempic: pacientes relatam episódios de enjoos e desnutrição após uso da medicação Lorena Bueri

A medicação Ozempic ganha destaque novamente nos portais de notícias. O remédio, que tem como princípio ativo a semaglutida, é indicado para o uso em conjunto com dieta e exercícios, para tratar pessoas adultas com diabetes mellitus tipo 2, que não está satisfatoriamente controlada (nível de açúcar no sangue permanece muito alto). 

Pacientes que utilizam essa medicação relataram que tiveram alguns efeitos colaterais. Em matéria publicada no jornal americano The New York Times, a escritora médica Renata Lavach-Savy relata que ficou sem apetite por muito tempo, sendo necessário colocar um alarme para lembrar de se alimentar. Renata constatou também cansaço excessivo e longo, mesmo depois de dormir por 10 horas, além de muitos episódios de enjôo. Quatro meses depois do início do uso do medicamento, a nutricionista da Renata afirmou a ela que ela poderia estar com desnutrição. Renata deixou de tomar o Ozempic logo após esse episódio de desnutrição.

A cada dia surgem novos relatos de pacientes com efeitos colaterais. Na bula da medicação, há vários alertas sobre os efeitos colaterais. Entre eles, há um destaque para dor abdominal aguda e contínua, que pode ser em decorrência de uma pancreatite aguda, orientando que os pacientes procurarem o serviço de saúde imediatamente; e os efeitos colaterais no sistema digestivo, com episódios frequentes de enjoo (náusea), diarreias e vômitos, que em excesso, podem causar desidratação (perda de líquidos). Por isso, é extremamente importante ingerir bastante líquido, especialmente, se o paciente tem problemas nos rins. 


Ozempic (Foto: Reprodução/Showmetech)


O ozempic funciona basicamente bloqueando os sinais de fome do cérebro, eliminando o apetite do paciente. A medicação também faz com que o estômago se esvazie de forma mais lenta, dando uma sensação de saciedade prolongada. 

Quando os pacientes estão ingerindo essa medicação, precisam de um acompanhamento de perto com médicos, realizando check ups de saúde regulares. Especialistas recomendam uma ingestão diária de calorias de aproximadamente 1.000 a 1.500 calorias, mas essa indicação pode ser individualizada de acordo com o peso inicial da pessoa e na forma em que o metabolismo dela funciona.

Foto destaque: Medicação Ozempic (Foto: Reprodução/AFP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo