Saúde

Ozempic emagrece? Veja as funções do medicamento

Medicamento é usado contra diabetes tipo 2 e pode causar perda de peso. Afinal, entre suas reações adversas, está o emagrecimento considerável na pessoa

03 Out 2022 - 15h30 | Atualizado em 03 Out 2022 - 15h30
Ozempic emagrece? Veja as funções do medicamento Lorena Bueri

O Ozempic, recomendado para o tratamento de diabetes tipo 2 ainda não controlada, ficou popular recentemente. Afinal, entre suas reações adversas, está o emagrecimento considerável na pessoa. Por isso, o medicamento começou a ser usado também pelas pessoas que querem perder peso, sendo a maioria sem acompanhamento profissional.

A Dra. Thais Mussi, médica e especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), afirma que as consequências de tomar o remédio sem orientação. "É relevante lembrar que existem indivíduos que têm alergias a substâncias contidas no Ozempic. Sendo assim, como todo medicamento, é preciso tomar cuidado antes de indicar ou ingerir", destaca a médica. Ainda com as palavras da especialista, há também ações colaterais digestivas. Ela indica que cerca de uma em cada 10 pessoas apresenta problemas como diarreia, vômitos e enjoos, mas por um curto período.


Medicamento para diabetes. (Foto: Reprodução/Pexels)


Combinação com álcool e anticoncepcionais

O Ozempic pode ter relação também na vida social. Isso porque o álcool pode mexer com os níveis de glicemia em portadores de diabetes. "Mesmo em curtas quantidades podem diminuir o açúcar no sangue de forma significativa, especialmente quando o álcool é ingerido com o estômago vazio ou após o exercício", afirmou a especialista.

A médica ainda realça que a chance pode ser ainda maior se o paciente estiver usando outras medicações que abaixam o nível de glicemia no organismo, como a insulina. Ela frisa ainda que o abuso crônico de álcool pode causar intolerância à glicose, ganho de peso e hiperglicemia.

"Se o uso do remédio é para a diminuição peso, como o álcool tem muitas calorias, devemos evitar consumir em grandes quantidades para obter o que se quer com o uso da medicação, que seria a perda de peso. O consumo controlado de álcool, geralmente, não afeta os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes controlada", explica a endocrinologista.

Estudos mostram que o Ozempic não intervém na eficiência de outras medicações, como os anticoncepcionais. Não há informações sobre a queda dos efeitos do contraceptivo, mas sempre que a mulher emagrece a sua fertilidade tende a aumentar, como esclareceu a Dra. Thais. De qualquer forma, é aconselhável consultar o médico antes de tomar qualquer medicamento.

 

Foto destaque: Medicamento Ozempic. Reprodução/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo