Notícias

Óvnis: painel da Nasa não apresenta conclusões, mas quer combater estigma sobre o assunto

A Nasa investiga as origens de 'fenômenos aéreos não identificados'. Iniciativa foi lançada em junho de 2022. Resultados do estudo, porém, só devem ser publicados nas próximas semanas.

31 Mai 2023 - 19h25 | Atualizado em 31 Mai 2023 - 19h25
Óvnis: painel da Nasa não apresenta conclusões, mas quer combater estigma sobre o assunto Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (31) a agência espacial norte-americana, a Nasa, reuniu um grupo de especialistas para discutir publicamente pela primeira vez a pesquisa que investiga as origens de “fenômenos aéreos não identificados” (UAPs) conhecidos como óvnis.

Durante a apresentação dos estudos, os especialistas afirmaram que analisaram mais de 800 casos de avistamentos e até o momento não obtiveram conclusões específicas, um relatório completo com o resumo das investigações deve ser publicado nas próximas semanas, segundo os especialistas.

O principal intuito do grupo, é combater o estigma em torno do assunto, que pode acabar atrapalhando os estudos, de acordo com a explicação dos especialistas.

Exemplo disso é o fato de que pilotos se sentem relutantes em falar sobre tais assuntos, o que acaba resultando em subnotificações, afirmou David Spergel, astrofísico que foi presidente do departamento de astrofísica da Universidade de Princeton e é líder da pesquisa.


Frame de vídeo divulgado pelo Pentágono mostra objeto voador não identificado (OVNI) nos céus dos EUA (Reprodução/US Department of Defense/ASSOCIATED PRESS)


O painel adiantou ainda algumas recomendações para a Nasa, como a formação de parceiras internacionais para construir uma “comunidade científica” vigorosa para revisar avistamentos do tipo mas, disse que os atuais estudos ainda fornecem muitas limitações.

“Se eu puder resumir o que aprendemos até então em uma frase seria a seguinte: nós precisamos de dados mais qualidade” afirmou Spergel.

Daniel Evans, encarregado da Nasa para a coordenação das pesquisas acrescentou: “Discussões como essa são fundamentais para combater o estigma em torno desse tema.”

Esses estudos teve iniciativa no ano passado e é um novo esforço investigativo independente da Nasa, isso quer dizer, sem relação com a investigação baseada no Pentágono de fenômenos aéreos, documentados nos últimos anos por aviadores militares e analisados por autoridades de inteligência e defesa dos Estados Unidos.

Com 16 membros, o painel reuniu especialistas de áreas que vão da astrobiologia à física e, foi formado em junho do ano passado para analisar avistamentos de óvnis não classificados e outros dados coletados pelos setores governamentais e comerciais civis.

O foco da reunião desta quarta (31), segunda a Nasa, foi para “realizar as deliberações finais antes que a equipe da agência publique o relatório neste verão.” Afirmou a agência no evento.

Segundo a Nasa, outra pesquisa se concentra na análise de dados já disponíveis, na avaliação de uma melhor forma de coletar dados futuros e em um cálculo de como a agência poderá usar essas informações para o avanço da compreensão da comunidade cientifica sobre o assunto.

Foto destaque: Painel da Nasa. Reprodução/O Globo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo