Mundo Gourmet

Ouro Líquido: Motivos Para Você Acrescentar o Azeite de Oliva na sua Dieta

Saiba se o azeite de oliva realmente é benéfico para a saúde, nutricionista explica também as diferenças entre os tipos de azeite e indica as melhores opções.

22 Fev 2023 - 13h15 | Atualizado em 22 Fev 2023 - 13h15
Ouro Líquido: Motivos Para Você Acrescentar o Azeite de Oliva na sua Dieta Lorena Bueri

O azeite de oliva extravirgem é um tipo de óleo muito saudável para o nosso corpo. Extraído da azeitona, seu consumo é feito há muitos séculos. Segundo historiadores, o azeite já chegou a ser utilizado para aliviar dores e tratar feridas em períodos de guerra.

E o azeite é o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. Devido às propriedades benéficas ao organismo, os mediterrâneos o apelidaram de "ouro líquido".

O azeite é o óleo extraído da azeitona, o fruto da oliveira. Essa árvore é uma das mais antigas conhecidas do mundo, cultivada antes da invenção da escrita. Por isso, sabe-se que o consumo do azeite é milenar, mas não se tem conhecimento desde quando ele passou a fazer parte das refeições.

A nutricionista funcional Cris Ribas Esperança indica que quanto mais puro o azeite, mais antioxidantes ele contém e mais benefícios entrega à saúde.

Consumir uma pequena quantidade de azeite todos os dias pode ajudá-lo a viver mais, de acordo com um estudo observacional.

Os pesquisadores da área analisaram dados de saúde de cerca de 90.000 pessoas durante um período de quase 30 anos. Os participantes estavam livres de doenças cardíacas e câncer e preencheram questionários dietéticos a cada quatro anos. Eles foram questionados com que frequência, em média, comiam alimentos específicos, incluindo tipos de gorduras e óleos.
 

Os resultados mostraram que aqueles que consumiam mais de uma colher e meia de sopa de azeite por dia (mais de 7 gramas) tinham um risco 19% menor de morrer por qualquer causa do que aqueles que raramente ou nunca consumiam azeite. Olhando para condições específicas, os pesquisadores descobriram que o grupo do azeite também tinha um risco 19% menor de doença cardiovascular, um risco 17% menor de morrer de câncer e um risco 29% menor de morrer de uma doença neurodegenerativa, como a doença de Alzheimer.

Os pesquisadores sugeriram que substituir o azeite por gorduras não saudáveis poderia ter um efeito mais significativo. Eles estimaram que a substituição de 10 gramas por dia de gorduras como margarina, manteiga e maionese pela mesma quantidade de azeite poderia reduzir o risco geral de morte e doenças em até 34%. O estudo foi publicado online em 12 de janeiro de 2022, pelo Journal of the American College of Cardiology.

Entre as propriedades existentes no azeite podemos destacar: gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. “Além disso, esse tipo de óleo possui substâncias antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.” comenta Cris Ribas Esperança.

Conheça os principais benefícios do azeite:
• Possui propriedades anti-inflamatórias
• Previne doenças cardiovasculares
• Reduz o colesterol
• Diminui o risco de diabetes
• Protege o cérebro graças à sua ação antioxidante
• Melhora os sintomas da artrite
• Faz bem para os ossos
• Pode ser usado no combate à depressão
• Previne casos de colite ulcerativa
• Retarda o envelhecimento
• Ameniza dores no ouvido, pois combate o excesso de cera
• Pode ser usado no cabelo como hidratante natural
• Ajuda na digestão e aumenta a saciedade
• Age como um hidratante para peles secas, melhorando a elasticidade e a vitalidade da pele.

Cris Ribas Esperança lembra que, apesar de diversas evidências, nenhum alimento é responsável por fazer milagres no corpo e reduzir o peso de forma rápida. Para ter bons resultados na saúde como um todo, é preciso seguir orientações de um nutricionista, fazer exames periódicos para avaliar as taxas do organismo e ter um estilo de vida saudável. O azeite está diretamente relacionado a saúde e não emagrecimento, como fonte de lipídios precisa ser consumido na quantidade ideal para cada um.

Formas de consumir o azeite de oliva
“A forma de ingestão mais indicada é de até duas colheres de sopa de azeite por dia. Essa quantidade equivale a 30 gramas do produto.” Ressalta Cris Ribas Esperança.

Ele pode ser utilizado para grelhar as carnes, pois é uma gordura que aguenta altas temperaturas sem se estragar, no entanto, não deve ser utilizado para fritar os alimentos, uma vez que pode haver a liberação de substâncias tóxicas para o organismo.

Uma dica válida de uso é consumir o azeite de forma natural em saladas, legumes, carnes, peixes ou aves. Outra recomendação é usar o azeite para substituir margarina no pão ou em torradas.

Tipos de azeite

Azeite refinado
O azeite refinado é considerado o azeite mais comum. Ele é obtido na segunda ou demais prensagens da azeitona, passando também por um processo de refinamento do óleo.

Por isso, além de ter valor nutricional menor quando comparado com os outros métodos, ele é um produto com acidez mais elevada, podendo chegar a 3%. Seu sabor e aroma, entretanto, são mais suaves.

Esse é o tipo de azeite mais utilizado em frituras, já que sofre menos alterações em seu valor nutricional quando exposto a altas temperaturas. Também se adequa bem às preparações como grelhados e refogados.

Azeite virgem

são tipos de azeite com óleos extraídos da azeitona por processos mecânicos, que valorizam mais a qualidade nutricional do produto quando comparados com as formulações refinadas. O aroma e sabor deles também são mais característicos.

Sua acidez pode variar entre 0,8% e 1,5%, mas é um produto já considerado adequado para temperar alguns pratos quentes ou até mesmo para refogar alimentos.

Azeite extravirgem

Considerado o melhor dos tipos de azeite disponíveis nos mercados e supermercados de todo o mundo, o extravirgem é um óleo obtido a partir da primeira prensagem feita em azeitonas de qualidade. O processo, todo realizado a frio, garante aroma e sabor de qualidade -- e originais -- para o azeite, além de permitir que seu teor de acidez não ultrapasse os 0,8%.
 

É exatamente por essas características que esse é o melhor tipo de azeite para consumir frio, geralmente em saladas, mas que também combina muito bem com pratos quentes.

Como escolher e armazenar o azeite corretamente

Sempre que for comprar o produto no supermercado, dê preferência às embalagens de vidro ou mais escuras. Elas são mais apropriadas porque impedem a entrada de luz, que pode comprometer as propriedades oxidando o azeite.

O azeite deve ser armazenado longe da presença de luz ou calor porque suas substâncias são fotossensíveis. Além disso, quanto mais jovem e mais fresco for o azeite, melhor ele será para o consumo.

Lembre-se de escolher produtos puros e extravirgem, ou seja, que não foram misturados com outros tipos de óleos. Para saber mais, vale sempre ler o rótulo com atenção.

“Claramente vale a pena incluir o azeite em sua rotina e começar a usufruir dos seus benefícios.” Finaliza Cris Ribas Esperança.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo