Notícias

Otan convida formalmente Suécia e Finlândia para se juntarem à aliança militar

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, comunicou a decisão em suas redes sociais. Otan faz convite formal a Finlândia e Suécia para fazer parte do bloco militar.

29 Jun 2022 - 18h42 | Atualizado em 29 Jun 2022 - 18h42
Otan convida formalmente Suécia e Finlândia para se juntarem à aliança militar Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (29), a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) convidou formalmente a Suécia e Finlândia para se juntarem à aliança militar liderada pelos Estados Unidos. O comunicado foi divulgado pelos chefes de Estado e da Otan.

Em nota eles disseram ter tomado a decisão de convidar formalmente os dois países, e que os membros assinariam os protocolos de adesão.

Em post no Twitter, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que após o convite, precisariam de um processo de ratificação em 30 parlamentos, e alega que o processo é demorado, mas que espera que seja rápido, já que os aliados estão prontos para fazer o processo o mais rápido possível. Ele ainda chama o convite formal de aliança ao bloco de “Uma decisão histórica”.

Jens Stoltenberg, agradece também à Turquia, Finlândia e Suécia por aceitarem seu convite de engajamento e união nas negações para encontrarem um caminho.


Suécia e Finlândia recebem convite formal para entrada na Otan (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Em entrevista coletiva realizada em Madri, como parte da cúpula da Otan, Jens declara que hoje seria um dia histórico, já que a Otan, seus líderes e países membros tomaram a decisão de convidar formalmente a Suécia e Finlândia para fazem parte do bloco militar. Jens atribui sucesso do acordo ao “trabalho árduo” realizado ao longo de muitas semanas.

Na terça-feira (28), a Turquia concordou em retirar suas objeções às propostas de adesão dos países ao bloco de aliança militar, removendo assim um obstáculo para a adesão da Finlândia e Suécia a Otan.

A Turquia vinha sendo resistente com a adesão dos países nórdicos ao bloco militar, pois a Suécia interrompeu a venda de armas aos turcos, após o envolvimento militar de Ancara na guerra da Siria.

Guerra na Ucrânia

Estados-membros da Otan estão reunidos essa semana em Madri, na Espanha, para discutir sobre segurança na Europa, após invasão da Rússia à Ucrânia. E ainda discutirão sobre influência da China na política mundial e impactos das mudanças ambientais.

 

Foto destaque: Líderes da Otan se reunem em Madri, na Espanha. Reprodução/Casa Real/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo