Cinema/TV

Oscar 2023: premiação não aceitará filmes lançados apenas no streaming

Com atualizações das regras, Oscar 2023 só aceitará filmes do streaming se esses forem também exibidos no cinema. Tom Cruise também comentou sobre o assunto durante o Festival de Cannes.

19 Mai 2022 - 13h20 | Atualizado em 19 Mai 2022 - 13h20
Oscar 2023: premiação não aceitará filmes lançados apenas no streaming  Lorena Bueri

As preparações para o Oscar 2023 já começaram e, com elas, atualizações das regras da premiação. Segundo a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo evento, a cerimônia acontecerá em 12 de março do próximo ano e não estrarão elegivéis filmes lançados apenas no streaming. 

O Oscar visa premiar as melhores produções do cinema. Por isso, filmes lançados apenas no streaming não serão considerados. Esta regra havia sido flexiblizada nos últimos anos por conta da pandemia, e volta a valer agora com a reabertura dos cinemas.

Assim, filmes de plataformas de streaming  não ficam excluídos da premiação. Entretanto, devem também ser exibidos nos cinemas para estarem elegíveis. O período para este novo ciclo irá de 1 de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2022.


Tom Cruise durante o Festival de Cannes 2022. (Foto: Reprodução/ Reuters/ Sarah Meyssonnier).


O tema foi também comentado por outros nomes da indústria, entre eles, Tom Cruise. Segundo o ator, ele não tem interesse de fazer filmes apenas para o streaming. Em entrevista durante o Festival de Cannes, o astro que promove no momento o filme Top Gun: Maverick, apontou o gosto de fazer filmes para as telenas e como não participará de produções exclusivas de plataformas:

 

não vai acontecer. Nunca. Isso nunca acontecerá. Eu passei muito tempo com donos de salas de cinema. As pessoas que servem pipoca, que fazem isso acontecer”.

 

Tom Cruise também ficou incomodado com o fato dos filmes chegarem às plataformas poucos dias após o lançamento nos cinemas, prática bem comum na atualidade. O novo filme dele, por exemplo, chegará so streaming 45 dias depois da estréia.

Com as mudanças do consumo de filmes e as atualizações das regras do Oscar, equipes produtoras que desejam ter êxito nos dois campos precisam se preparar para as novas demandas.

 

 

Foto Destaque: Imagem da estatueta do Oscar, prêmio máximo do cinema. Reprodução/ Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo