Empreendedorismo

Os objetivos metrificados garantem o sucesso do seu negócio

Entre as características necessárias para o crescimento de um negócio, definitivamente está a metrificação de objetivos para que sejam identificados com mais clareza e, assim, possíveis de serem concluídos.

06 Out 2022 - 18h37 | Atualizado em 06 Out 2022 - 18h37
Os objetivos metrificados garantem o sucesso do seu negócio Lorena Bueri

Todo empreendedor precisa saber exatamente aonde quer chegar partindo da ocasião em que está. Ou seja, independente do momento que esteja o seu negócio: iniciando, em processo de crescimento, ou já em larga escala, você precisa ter prospecções de futuro e, com isso, definir objetivos realistas para que sejam atingidos.

Talvez alguns objetivos sejam irrealistas para alguns empreendedores, mas isso porque não foram metrificados corretamente, ou porque algumas estapas anteriores estão sendo ignoradas.


Conceitos, diferenças entre objetivo e meta. (Foto/Reprodução: Blog Gestão de Segurança Privada)


Começando do começo: todos os objetivos de um negócio envolvem direta ou indiretamente dinheiro. Por isso é tão importante que os seus objetivos sejam traçados de forma realista, com certa previsibilidade de ROI (retorno sobre o investimento). 

Como fazer a previsibilidade do ROI?

Pegue os últimos 6 meses do seu negócio (caso seu empreendimento não tenha esse tempo todo ainda, foque somente nos meses que possui) faça o cálculo do faturamento de cada mês sobre o valor que foi investido para tal fato. Faça uma média e você encontrará a sua previsibilidade de ROI para cada um dos meses subsequentes. Ressalta-se que em alguns casos e nichos de negócios específicos é possível também vislumbrar a possibilidade do aumento proporcional de faturamento concomitante ao valor investido, de forma que conforme o investimento no negócio aumente, o seu ROI será majorado proporcionalmente a ele.

Agora que você já sabe como ter a sua previsibilidade de um ROI, você pode e deve traçar os seus objetivos empresariais de acordo com a sua realidade financeira futura. E para alcançar tais objetivos, serão preciso metas, no mínimo 3 e no máximo 5 metas a serem traçadas e, conforme forem concluídas, mais perto do seu objetivo traçado você estará. Suas metas precisam ser:

- Escritas em um papel ou registradas em documento no seu computador;
- Partilhadas com seus colaboradores;
- Acompanhadas e monitoradas semanalmente.

Com as metas traçadas e bem definidas, um empreendedor está mais próximo de concluir o seu objetivo. 

Veja um exemplo de objetivo para um negócio de salão de beleza e as suas metas:

Ovjetivo: 

- Aumentar o tamanho do salão de beleza nos próximos 12 meses com a compra da loja do lado e obra de ampliação.

Metas:

1. Guardar em caixa (x) reais mensalmente para que seja possível a compra e a obra da loja vizinha para expansão;
2. Fornecer cartões fidelidade para os clientes como forma de influenciar o seu retorno ao salão;
3. Aumentar em pelo menos 20% a venda de tratamentos capilares superiores a R$ 200,00 à clientela como forma de aumentar o ticket médio do salão e consequentemente o seu faturamento.

Foto/Destaque: Metas para empreendedores que desejam definir as metas de seu próprio negócio. Reprodução: exame

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo