Notícias

Os números de denúncias de assédio envolvendo ex presidente da Caixa já são 10

Após a demissão por denúncias de assédio, Pedro Guimarães, ex presidente da Caixa, recebe mais acusações de outras funcionárias, que relatam em entrevista como era o ambiente

04 Jul 2022 - 09h10 | Atualizado em 04 Jul 2022 - 09h10
Os números de denúncias de assédio envolvendo ex presidente da Caixa já são 10 Lorena Bueri

A Caixa Econômica Federal recebeu denúncias de assédio sexual, as quais funcionárias relataram que o ex presidente da estatal, Pedro Guimarães, estava envolvido e sendo o assediador. Após uma apuração mais brusca, o Fantástico apurou que agora são mais nove situações, totalizando em 10 denúncias.

Na quarta-feira passada (29), Pedro Guimarães pediu demissão. Após uma das funcionárias contar sigilosamente sobre o assédio, outras concordaram em expor as situações, mas sempre mantendo suas identidades em segredo. Oito mulheres foram entrevistadas, os relatos variam, são diversas histórias, mas todas com um ponto em comum: o assédio sexual.

As vítimas entraram em um consenso ao contarem, dizendo que ao fazer aquilo, esperavam que parassem de sofrer assim como outras mulheres. Uma funcionária em específico, diz:

“É possível comprovar com base no que tantas pessoas já falaram e tantas pessoas que se encorajarão a falar, que a nossa força é a verdade. Ninguém está inventando, ninguém está aumentando, ninguém está se vitimando. A gente não sente orgulho em ser vítima.”

Em outro relato, de uma outra mulher que afirma ter sido assediada por Pedro Guimarães, ela define o ambiente do assédio como uma “prisão velada”, como se as mulheres vivessem presas, monitoradas, apenas pelo fato de terem dito “não”.


Parte da entrevista, a qual a mulher relata sobre o ambiente. (Foto: Reprodução/Fantástico/G1)


Dentro da Caixa, houveram 10 registros de denúncias, entretanto, o Brasil já totalizou mais de 214, apenas em estatais como a própria caixa e a Petrobras, além dos Ministérios. O número é alarmante, afinal, é apenas do primeiro semestre desse ano, enquanto no ano anterior (2021), o recorde foi de 251 denúncias.

O que se explica da situação e da grande diferença de número, é que houve uma grande conscientização sobre o assunto. Várias pessoas já conseguem identificar o assédio e com isso, o denunciar. Portanto, tende-se ao aumento de casos para serem apurados e investigados.

 

Foto Destaque: Agência da Caixa Econômica Federal. Reproducação/OAB/SE.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo