Notícias

Os impactos globais dos 100 dias da Guerra entre a Rússia e Ucrânia

Invasão que começou em fevereiro se tornou um dos maiores conflitos da história na Europa e abalou o mundo todo.

03 Jun 2022 - 20h03 | Atualizado em 03 Jun 2022 - 20h03
Os impactos globais dos 100 dias da Guerra entre a Rússia e Ucrânia  Lorena Bueri

Iniciada no dia 24 de fevereiro deste ano, a invasão da Ucrânia pela Rússia, completa 100 dias nesta sexta (3), o conflito é a primeira invasão territorial de um Estado soberano europeu em 80 anos, colocou a Europa em meio a sua maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial e transformou o cenário geopolítico mundial.  

A Rússia vem reforçando seu controle militar em torno da Ucrânia desde 2021, ajuntando tropas, equipamentos e artilharia nas fronteiras do país, em dezembro, o presidente russo Vladimir Putin apresentou à Otan uma lista de exigências de segurança, a principal delas era a garantia de que a Ucrânia nunca entrasse na Otan e que a aliança reduzisse sua presença militar na Europa Oriental e Central, as negociações não avançaram, apesar do esforço diplomático empreendido no começo de 2022 e nas primeiras horas do dia 24 de fevereiro, Putin anunciou a operação militar próxima a capital ucraniana Kiev.  

De acordo com a agencia de notícias britânica Reuters, em atualização nesta sexta, nos 100 dias de invasão e ataques russo, foram contabilizados cerca de 46 mil mortos, entre soldados e civis, 13 mil feridos, 400 desaparecidos, mais de 2 mil edifícios atacados e aproximadamente US$600 bilhões de danos à propriedade. 


Prédios destruídos após ataque (Foto Reprodução: Agencia Brasil)


Impactos da Guerra  

Crise alimentar 

A Ucrânia produz cerca da metade do óleo de girassol do mundo, informações do Departamento de Agricultura dos EUA, o país responde por 15% do comércio mundial de milho e 10% do de trigo. O conflito congelou as exportações, após a Rússia barrar o acesso aos portos ucranianos no Mar Negro, Egito e índia são países que exportam estes itens.  

Em maio, o Conselho de Segurança da ONU alertou que os níveis de fome em todo o mundo atingiram um novo recorde e acrescentou que dezenas de milhões poderão enfrentar fome a longo prazo devido à guerra. 

Crise de refugiados 

Desde o começo da guerra cerca de 2,8 milhões de ucranianos fugiram para os países vizinhos, Polonia, República Tcheca e Alemanha são as nações que mais refugiaram os ucranianos. Os refugiados que se dirigem para países da União Europeia têm recebido apoio, os que se estabelecem em um novo país dependem da rede de segurança social do país.  


Menina desenha em parede de casa destrúida, em Andriivka, em Kiev (Foto Reprodução: GZH Mundo)


Crise na economia global 

Os preços de referência globais do petróleo subiram acima de US$ 110 por barril, o risco de estagflação (aumento da inflação e baixo crescimento econômico) causa receio nos formuladores de políticas monetárias mundial, nos Estados Unidos, em fevereiro houve uma elevação de 7,9% do índice de preços ao consumidor, o maior aumento anual em 40 anos. 

O cessar fogo ainda não tem data e nem previsão de acontecer, visto que até agora todos os encontros para um possível acordo entre os representantes da Rússia e da Ucrânia fracassaram.

 

Foto destaque: Garoto em protesto segurando placa com os dizeres "Pare com a guerra na Ucrania". Reprodução/Catraca Livre

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo