Empreendedorismo

Os impactos da inovação e da invenção em uma empresa

A inovação é um processo comumente confundido com a invenção e, embora ambos sejam bastante parecidos, saber a diferença entre os dois conceitos e a sua aplicabilidade nos negócios é essencial para garantir longevidade a todo e qualquer empreended

17 Out 2022 - 09h35 | Atualizado em 17 Out 2022 - 09h35
 Os impactos da inovação e da invenção em uma empresa Lorena Bueri

Primeiramente, é importante ressaltar a diferença entre inovação e invenção, pois muitas pessoas acabam se confundindo entre os dois termos e tendo dificuldades para entender o processo como um todo.

Invenção tem como finalidade a criação de algo completamente novo, ou seja, de trazer ao mundo algo que não existe, que é um de seus requisitos para que ocorra a patenteabilidade. Por outro lado, quando falamos de inovação, não necessariamente precisa-se estar em voga algo nunca visto antes, em suma, a inovação está relacionada com a melhoria de um processo, produto ou serviço já pré-existentes. 


Conceitos e diferenças entre inovação x invenção. (Foto/Reprodução: Setting Consultoria)


É impreterível que as empresas estejam sempre inovando, pois na era em que estamos vivendo, em meio da 4ª Revolução Industrial, onde tudo está voltado para a tecnologia e as empresas precisam cada vez mais investir em automação - temos o processo de inovação como aliado de todo e qualquer negócio. Pois assim, uma empresa poderá estar sempre mantendo o seu nível de competitividade com o mercado, de forma a não se tornar obsoleta frente à fugacidade das mudanças cotidianas.

A Inovação é algo facilmente implementado no dia-a-dia de qualquer negócio, normalmente, ela ocupa uma posição de remodelar uma falha de um determinado processo ou estabelecer um novo parâmetro competitivo para um produto. Em outra via, a Invenção está interligada a algo novo de fato, não simplesmente à inovação e melhoria de determinado produto ou serviço, quando falamos em invenção, automaticamente se fala de criar algo novo.

Vejamos a seguir algumas dicas para que seu negócio tenha espaço para a inovação:

- Crie uma equipe voltada para isso;
- Esteja sempre atento nas possíveis melhorias que possam ser feitas na sua empresa;
- Tenha em mente que o mercado está cada vez mais sofisticado;
- Fechar as portas para a inovação ou invenção é um passo para a obsolescência;
- Ter uma mente aberta para novidades te previne da ignorância e lhe garantirá longevidade nos negócios.

Nos processos de invenção é importante estarmos atentos às patentes, pois é primordial que não seja criado algo que já existe, assim como, nem mesmo deixar de patentear uma invenção, dando espaço para que outro venha a criar e patentear para benefício próprio a posteriormente.

Vale ressaltar que esta costuma trazer mais resultados financeiros para a empresa, por isso, os responsáveis por invenções que façam mudanças benéficas e significativas em um ecossistema empresarial ou social, acabam acarretando consigo também um enorme sucesso financeiro.

 

Foto/Destaque: Inovação e criatividade para o seu negócio. Reprodução: Pontonel

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo