Beleza

Os diferentes tipos de varizes e como tratar

As varizes afetam grande parte do público feminino, além de ameaçar a estética das penas, indicam problemas circulatórios e podem até evoluir para doenças mais graves. Confira algumas dicas de como diagnosticar, prevenir e tratar estes males.

07 Out 2022 - 18h57 | Atualizado em 07 Out 2022 - 18h57
Os diferentes tipos de varizes e como tratar  Lorena Bueri

As varizes são veias dilatadas e dolorosas que se formam sob a pele. Dependendo do estágio em que se encontram, podem ser de pequenos, médios ou grandes portes. Elas são causadas ​​por uma incapacidade de bombear sangue das partes do corpo para o coração e depois para os pulmões, o que pode ser causado por vários motivos, como ficar sentado ou mesmo em pé por longos períodos.

Os sintomas perceptíveis incluem, ardência, dores, câimbras, dormência, sensação de peso e inchaço nas pernas, mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas, e coceira na pele sobre a veia varicosa. já os casos mais graves, pode ocorrer de desenvolver, trombose profunda ou embolia pulmonar. Nestes casos, as varizes podem causar acúmulo de líquido e inchaço na região das pernas quando sentado ou em pé por muito tempo, além de mudanças na cor da pele e uma aparência mais seca ou mais apertada das pernas.


Varizes

Varizes, Foto: (Reprodução/Ildar Abulkhanov)


Alguns tipos de varizes

 

Veias tronculares:

As veias do tronco são aquelas localizadas perto da superfície da pele. São veias grossas, torcidas, alongadas e às vezes tortuosas que ocorrem nas pernas. Se a alteração na forma e tamanho da veia fazer com que ela se sobressaia da pele, isso deve ser considerado um risco. As varizes deste tipo causam o alargamento de grandes veias. Muitas vezes afeta a veia da perna e causa complicações como flebite superficial (inflamação de varizes) e trombose venosa profunda. Elas podem ser mais perigosas em termos de tratamento.

 

Telangiectasias ou aranhas vasculares

Este tipo de varizes são pequenos vasos sanguíneos dilatados perto da superfície da pele. Muito menores que os outros, não são um grande problema para a saúde vascular, embora também afetem o retorno do sangue ao coração e podem causar sensação de peso e fadiga.

Assemelham-se ao formato de uma teia de aranha e são uma ameaça à aparência e não à saúde. No entanto, eles devem ser tratados porque sua presença significa que o sangue não está circulando pelas pernas como deveria.

 

Reticulares ou microvarizes:

Varizes reticulares, são varizes de tamanho médio que ocorrem em locais como as pernas, rosto, ao redor do nariz, elas são planas e menos torcidas. Normalmente são causados ​​por válvulas venosas fracas ou danificadas. O sangue pode se acumular na área afetada e causar varizes sob a pele. Só porque são menores que as varizes, não significa que não possam causar complicações. No entanto, em geral, as varizes reticulares não representam um sério risco à saúde.

 

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a doença, mas há poucas evidências que sugerem que você possa impedir completamente o desenvolvimento de novas veias. Porém existem maneiras de aliviar os sintomas das varizes existentes, tais como:

Evitando ficar parado por longos períodos, tentar se mover a cada 30 minutos,fazendo intervalos regulares durante o dia, levantando as pernas em travesseiros enquanto descansa para aliviar o desconforto, e fazer exercícios regularmente. Estas poderão melhorar a circulação e ajudar a manter um peso saudável.

Tratamento de varizes

Cada caso é individual e precisa de uma avaliação completa de um especialista, em conjunto com os exames ajudam a detectar as varizes. Conforme os tipos de varizes, o tratamento geralmente é necessário para aliviar os sintomas, para tratar complicações, e por razões estéticas. Se o tratamento for necessário, seu médico poderá recomendar, em primeiro lugar:

Até 6 meses de uso de meias de compressão, exercícios regulares, elevação da área afetada ao descansar. Se as varizes ainda causarem dor ou desconforto, ou causarem complicações, elas precisaram ser tratadas de outras maneiras.

Existem vários métodos que podem ser usados ​​para resolver os problemas com varizes. Entra as opções de tratamento, uma das mais utilizadas é a escleroterapia química - a injeção de substâncias que retira o sangue acumulado e fecha a veia dilatada. Esta opção funciona muito bem para pequenas varizes ou varizes e geralmente requer vários tratamentos. Outra solução mais moderna e muito eficaz é o laser transdérmico, que remove as veias dilatadas com um laser e remove as varizes de forma rápida e minimamente invasiva.

Já quem procura uma solução mais rápida pode recorrer à cirurgia. Hoje, como a tecnologia está mais avançada, procedimento é rápido e não causa desconforto.

O quanto antes iniciar o tratamento, melhor será o resultado. Sempre use todas as informações a seu favor. Se você tem varizes, trate-as o mais rápido possível. 

 

Varizes, Foto: (Reprodução/Ildar Abulkhanov)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo