Beleza

Os danos que a bebida alcoólica pode fazer com a sua pele

Assim como acontece com a saúde em um todo, o álcool danifica a pele. Contudo, apesar de a maioria de seus malefícios já serem conhecidos, ele ainda faz parte da rotina de muitas pessoas.

12 Mar 2023 - 13h30 | Atualizado em 12 Mar 2023 - 13h30
Os danos que a bebida alcoólica pode fazer com a sua pele Lorena Bueri

O álcool é um agente vasodilatador, significando que, quando ingerido, ele ajuda na abertura dos vasos sanguíneos. Um dos motivos, pelos quais muitas pessoas ficam com manchas vermelhas na pele após a sua ingestão. Isso acontece, pois, a regulação da vascularização ao controle do cérebro, tende a falhar com a ingestão de álcool, ainda que ocasionalmente.

O fígado é o responsável por metabolizar essa droga, um órgão, altamente lesionado, desenvolvendo esteatose hepática, que evolui para cirrose e câncer. Os efeitos do consumo abusivo de álcool são diversos e extremamente danosos aos organismos, como a alteração da microbiota intestinal, que interfere diretamente na aparência dos órgãos. Os problemas quando não aparecem na pele instantaneamente, os seus sintomas agem de dentro para fora.


Edemas na pele (Foto: Reprodução/ Almada Studio/ Pexels)


Seus sintomas mais comuns que o consumo de bebidas alcoólicas podem trazer danos para a pele são: o envelhecimento precoce, rosácea, ressecamento, psoríase, dermatites (caso já tenha, pode haver uma piora alarmante), desidratação geral, micro inflamação, dermatite seborreica, sensibilidade, edemas, inchaços, olheiras, linhas de expressão, aspecto cansado, além de reduzir a imunidade, desequilibrar os hormônios, causando danos às células e alterando os níveis de insulina no corpo.


Pele com rosacea (Foto: Reprodução/ blogdasdicas/ Pinterest)


É importante cuidar da hidratação do corpo, aumentando a ingestão de água. O uso dos antioxidantes e de hidratantes sobre a pele é necessária para reparar o processo inflamatório causado pelo álcool. Outra medida importante é regularizar a microbiota intestinal e a microbiota cutânea com o uso de probióticos específicos, é necessário suspender o uso de álcool para se ter um corpo mais saudável.

Caso a ingestão de álcool tenha se transformado em um gatilho para deflagrar alguma doença dermatológica, a recomendação é procurar um dermatologista para se adaptar aos cuidados e eventuais usos de medicamentos futuros. E um médico também deve ser consultado já que se pode ter problemas em outros órgãos pela ingestão de álcool, um check-up é indicado.

 

 

 

Foto destaque: Rosto danificado. Reprodução/ Rachel Claire/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo