Notícias

Operação da PF desvenda esquema de pirâmide financeira que causou o prejuízo de 4,1 bilhões

A investigação da PF (Polícia Federal) que ocorria desde o ano passado trouxeram detalhes de como funcionava o esquema de pirâmide financeira que atingiu vários investidores e causou danos de cerca de 4 bilhões.

20 Out 2022 - 20h51 | Atualizado em 20 Out 2022 - 20h51
Operação da PF desvenda esquema de pirâmide financeira que causou o prejuízo de 4,1 bilhões Lorena Bueri
Em uma operação realizada pela polícia federal na última quarta-feira (20), foram apreendidos cerrca de 268 kg de pedras semelhante à esmeraldas, que pertencentem a um grupo suspeito de cometer o esquema de pirâmide financeira que causou um prejuízo financeiro em mais de 1 milhão de investidores de diversos países. 

As investigações da polícia começaram desde o ano passado quando os investigadores apreenderam uma quantidade razoável de esmeraldas lapidadas, que possuiam alto valor no mercado. A PF adiantou que as esmeraldas ainda serão sujeitadas a avaliação para investigar. Além das pedras, foram apreendidos alguns dispositivos eletrônicos, sendo 35 telefones celulares, 15 computadores e alguns documentos que estavam juntos.


A policia já havia apreendido em 2021, esmeraldas sem procedência. (Foto: Divulgação/ FENIJER)


De acordo com a PF, a operação teve início após a expedição dos mandatos de busca e apreensão, realizados pela 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.  Segundo os mandatos expedidos, a justiça determinou o bloqueio de 20 milhões de dólares, dos suspeitos no esquema de pirâmide, entre eles estão os empresários fundadores da corretora Trust Investing, Patrick Abrahão, empresário, marido da cantora Perlla, que serão invetigados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás e Maranhão.

Segundo os investigadores, a operação que levou nome de "La Casa de Papel", que contava com o apoio da Receita Federal e a Agência Nacional de Mineiração, investigava o grupo que existia desde o ano de 2019, que chamou atenção em agosto do ano passado, após duas pessoas serem presas na fronteira do Brasil com Paraguai, contando com pedras de esmeraldas, que não tinha origem legal, as joiais apreendidas foram avaliadas no valor de cem mil dólares.

A operação realizada pela PF revelou um esquema de pirâmide financeira, onde os criminosos utilizavam as redes sociais para chamar atenção de suas vítimas com promessas de ganhos de 20% dos investimentos ao mês e cerca de 300% de lucro ao ano. Dentro das promessas, os clientes eram incentivados a atrair novos investidores que levaria ao esquema de pirâmide. 

Foto Destaque: Polícia Federal. (Foto: Reprodução/Senado.leg)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo