Tech

OpenAI suspende ChatGPT na Itália por preocupações com privacidade

Ministro italiano alerta para impactos negativos na competitividade da Itália após suspensão do ChatGPT em meio a preocupações de privacidade levantadas pela autoridade reguladora de dados da Itália.

05 Abr 2023 - 20h45 | Atualizado em 05 Abr 2023 - 20h45
OpenAI suspende ChatGPT na Itália por preocupações com privacidade  Lorena Bueri

Na sexta-feira, A OpenAI, empresa que tem a Microsoft como sua principal acionista, paralisou o utilização do ChatGPT na Itália após a agência nacional de proteção de dados levantar preocupações sobre possíveis violações de privacidade e verificação da idade dos usuários.

Enquanto nesta terça-feira, o vice-primeiro-ministro e ministro da Infraestrutura na Itália, Matteo Salvini, a competitividade da Itália sofrerá em relação aos rivais da União Europeia caso o chatbot não seja reativado em breve.



OpenAi suspendeu o ChatGPT na Itália (Reprodução/ GettyImages)


A autoridade reguladora de dados da Itália, conhecida como Garante, anunciou que se reunirá por videoconferência na noite desta quarta-feira (05) com representantes da OpenAI. O encontro ocorre após a empresa manifestar sua disposição em cooperar com as investigações conduzidas pela Garante.

De acordo com Salvini, em um discurso na Associação de Imprensa Estrangeira em Roma, o ChatGPT é uma ferramenta de trabalho muito utilizada por jovens, empresas e startups. Ele espera que a Itália possa utilizá-la novamente o mais rápido possível, para não ficar atrás de outros países europeus. Ele ressaltou que respeita a independência do regulador de dados italiano e espera que a Comissão Europeia intervenha para resolver a questão no âmbito do bloco.

A inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, utiliza algoritmos para gerar respostas que são notavelmente humanas, ao analisar grandes quantidades de dados, incluindo alguns que podem pertencer a usuários da internet.

Autoridades de proteção de dados da França e da Irlanda entraram em contato com a Itália para saber mais sobre a investigação, enquanto a Alemanha poderá seguir o exemplo do país, afirmou o comissário alemão de proteção de dados ao jornal Handelsblatt na segunda-feira. 

Matteo Salvini já havia criticado as restrições italianas aos serviços do ChatGPT como sendo "desproporcionais". O ministro acrescentou que se apenas um país da União Europeia fez essa escolha entre os 27, então ou os outros 26 estão distraídos, tolerantes e desinteressados, ou houve claramente excesso de zelo.

Foto destaque. OpenAI. Reprodução/ Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo