Saúde

Ômicron é um fenômeno jamais visto, afirma infectologista

Médico infectologista, David Uip, disse que em 46 anos de profissão nunca viu nada parecido à capacidade de transmissão da variante Ômicron. Cobertura vacinal é imprescindível para conter a evolução da doença

28 Jan 2022 - 14h06 | Atualizado em 28 Jan 2022 - 14h06
Ômicron é um fenômeno jamais visto, afirma infectologista Lorena Bueri

O médico infectologista e membro do Conselho Científico de São Paulo, David Uip, contou à CNN que em 46 anos de profissão, nunca viu nada parecido à transmissibilidade da variante Ômicron. Nesta quinta-feira (27), Uip ressaltou a importância de completar o esquema de vacinas contra a Covid-19, a fim de evitar o avanço para casos graves.

Ontem, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) registrou um novo recorde de casos diários de Covid-19: 228.954 infecções. O número de mortes também aumentou, alcançando 672 notificações.

Uip comentou sobre o comportamento distinto da variante Ômicron, que muitas vezes não provoca a morte direta do enfermo, mas ataca uma doença de base (sobretudo, em caso de doença crônica) e produz um descompasso levando ao óbito.

Diante disso, o infectologista justifica a razão pela qual o paciente vacinado está mais seguro contra a enfermidade:

“Quando você tem um vírus muito agressivo em um hospedeiro bem resistente, você tem as formas leves da doença. É o que estamos vendo na grande maioria dos casos: são casos com pouco sintomas ou sintomas conhecidos”, e ele completa dizendo que “não há dúvida de que a maior gravidade se instala no paciente não vacinado ou no paciente parcialmente vacinado”.

Neste sábado (22), em entrevista à Rádio Bandeirantes, Uip afirmou que a vacinação infantil traz mais benefícios do que riscos à saúde das crianças e da sociedade em geral. Ainda, o infectologista repudiou o “kit covid”:

“Ouvir uma discussão de cloroquina e ivermectina é inacreditável. Para mim, é uma máquina de terror de informação. Nós estamos em outra fase. Estamos tratando as pessoas com eficiência. Rediscutir essa besteirada toda, para mim, é inacreditável”, condenou o médico.


Vacinação infantil em curso no Brasil. (Foto: Reprodução/Governo de SP)


A vacinação infantil engloba o grupo de 5 a 11 anos de idade e não conta com pré-requisito para a aplicação (exceto em crianças imunossuprimidas ou com outras comorbidades).

Foto Destaque: Médico e infectologista, David Uip. Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo