Saúde

Olheiras: conheça as causas e entenda como diminuir os efeitos da condição

As pessoas muitas vezes pensam que as olheiras aparecem devido ao cansaço e à falta de sono. Embora isso possa ser uma causa, existem outras razões para o surgimento dessas marcas.

03 Out 2022 - 16h50 | Atualizado em 03 Out 2022 - 16h50
Olheiras: conheça as causas e entenda como diminuir os efeitos da condição Lorena Bueri

As olheiras sob as pálpebras inferiores são comuns. Muitas vezes acompanhado por bolsas, ter olheiras sob os olhos pode provocar comentários indesejados sobre como alguém parece cansado. Na verdade, há muitas razões para olheiras e nem sempre é por falta de sono.

Embora possam afetar qualquer um, as olheiras são mais comuns em: idosos; pessoas com uma predisposição genética para essa condição (hiperpigmentação periorbital); pessoas com tons de pele mais escuros, que são mais propensas a hiperpigmentação ao redor da área dos olhos.

A fadiga pode parecer a causa mais conhecida, mas existem muitas razões para as olheiras. Na maioria dos casos, não há necessidade de preocupação, e nenhuma atenção médica é necessária. Há muita pressão sobre as pessoas para parecerem perfeitas o tempo todo. Na verdade, ter olheiras pode ser uma parte normal de ser humano.

Existem várias razões possíveis para as olheiras sob os olhos. Algumas causas comuns incluem:

  • Fadiga: dormir demais, fadiga extrema ou apenas ficar acordado algumas horas depois da hora de dormir pode causar olheiras. A privação do sono pode fazer com que a pele fique opaca e pálida. Os tecidos escuros e os vasos sanguíneos abaixo da pele podem começar a aparecer. A falta de sono também pode causar acúmulo de líquido debaixo dos olhos, fazendo com que eles pareçam inchados. As olheiras podem realmente ser sombras moldadas por pálpebras inchadas.
  • Idade: o envelhecimento natural é outra razão comum para as olheiras. À medida que uma pessoa envelhece, sua pele fica mais fina. Pode haver uma diminuição na gordura e no colágeno que mantém a elasticidade da pele. Conforme isso ocorre, os vasos sanguíneos escuros sob a pele ficam mais visíveis, fazendo com que a área abaixo dos olhos escureça.
  • Fadiga ocular: olhar para a televisão ou para a tela do computador pode causar tensão nos olhos. Essa tensão pode aumentar os vasos sanguíneos à volta dele e, como resultado, a pele ao redor da região pode escurecer.

Alguns produtos médicos podem ajudar na diminuição das olheiras. (Foto/Reprodução/Getty Images)


  • Alergias: reações alérgicas e secura ocular podem desencadear olheiras. Quando uma pessoa tem uma reação alérgica, seu corpo libera substâncias para combater o invasor. Isso causa vários sintomas, incluindo coceira, vermelhidão e olhos inchados. Essas “toxinas” também fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem e se tornem mais visíveis sob a pele. As alergias podem aumentar o desejo de esfregar e arranhar a pele com coceira ao redor dos olhos. Essas ações podem piorar os sintomas, causando inflamação, inchaço e vasos sanguíneos quebrados. Isso pode resultar em sombras escuras sob os olhos.
  • Desidratação: a desidratação é uma causa comum de olheiras. Quando o corpo não está bem hidratado, a pele debaixo dos olhos começa a ficar opaca e eles parecem “fundos”. Isso ocorre devido à proximidade dos olhos com o osso subjacente.
  • Exposição excessiva ao sol: esse motivo pode fazer com que o corpo produza um excesso de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Muito sol – especialmente para os olhos – pode fazer com que a pigmentação da pele ao redor escureça.
  • Genética: a história da família também desempenha um papel no desenvolvimento de olheiras sob os olhos (pode ser um traço herdado visto no início da infância). Predisposições a outras condições médicas – como doenças da tireoide – também podem resultar em olheiras.
  • Anemia: a condição ocorre quando os níveis de glóbulos vermelhos estão mais baixos do que o normal. Isso pode fazer que uma pessoa se sinta tonta, fraca, com falta de ar e cansada. Além disso, a pele fica mais pálida do que o habitual.

O tratamento para olheiras depende das suas causas. Entretanto, há algumas soluções domésticas que podem auxiliar. São alguns métodos comuns:

  • Aplicar uma compressa fria: pode reduzir o inchaço e encolher os vasos sanguíneos dilatados para diminuir a aparência de inchaço e olheiras. O ideal é enrolar alguns cubos de gelo em um pano limpo e aplicá-lo nos olhos. Além disso, umedecer um pano com água fria e aplicá-lo na pele sob os olhos por 20 minutos para o mesmo efeito.
  • Dormir mais: recuperar o sono também pode ajudar a reduzir a aparência das olheiras. A privação do sono pode fazer com que a pele pareça pálida, tornando as olheiras mais aparentes.
  • Manter-se hidratado: além de beber mais água, outros fluidos também podem ajudar a manter alguém hidratado, incluindo leite, chá e sucos. Comer frutas e legumes também contribui para a ingestão geral de líquidos.
  • Experimentar cremes para os olhos: existem muitos cremes para os olhos no mercado e alguns deles podem reduzir a aparência das olheiras hidratando e suavizando a pele ao redor do local.
  • Esconder com maquiagem: caso queira esconder olheiras, os corretivos podem cobri-las para que se misturem com a cor típica da pele. Como com qualquer tratamento do tipo, há uma chance de irritação ou uma reação alérgica. Caso sejam notados quaisquer efeitos colaterais, interromper o uso e considerar conversar com um médico.

Antes de decidir sobre quaisquer procedimentos cosméticos, o recomendado é conversar a respeito das opções com um médico. Tratamentos médicos invasivos podem ser caros, dolorosos e podem exigir um longo tempo de recuperação.

Foto destaque: Mulher com olheiras. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo