Saúde

Odontologia esportiva: Saiba mais sobre esse assunto com o Dr. Maicon Zago

Especialista explica a importância da área e as vantagens e objetivos da odontologia esportiva para atletas de alto rendimento

10 Mai 2023 - 16h55 | Atualizado em 10 Mai 2023 - 16h55
Odontologia esportiva: Saiba mais sobre esse assunto com o Dr. Maicon Zago Lorena Bueri

De uma forma geral, atletas de todas as modalidades precisam estar com a saúde em dia e evitar ao máximo desequilíbrio no seu organismo, já que qualquer mudança, brusca ou sutil, pode levá-lo a uma queda de rendimento.

Algo nesse sentido, pode ter grandes consequências, como a perda de meses ou anos de treinamento e até mesmo a perda de campeonatos e títulos. Então, preservar e prevenir problemas de saúde são imprescindíveis.

Desse modo, muitas especialidades da área da saúde, focam nos cuidados com os atletas, buscando minimizar e antecipar qualquer tipo de problema que possa prejudicar o rendimento desses profissionais.

O especialista em odontologia esportiva, Dr. Maicon Zago, explica que a odontologia aplicada aos atletas, tem como objetivo promover a saúde bucal e otimizar o desempenho.

Além disso, ela também se concentra no tratamento e prevenção de lesões bucais relacionadas à prática de esportes: “Vamos imaginar, por exemplo, atletas de esporte de contato, como MMA ou Boxe, essas são modalidades de alto contato e risco de lesões, principalmente na região do rosto e sobretudo nos dentes e áreas ao seu entorno”, exemplifica.

Segundo o Dr. Maicon Zago, um profissional da área de odontologia esportiva, irá avaliar os melhores protetores bucais para cada atleta, de acordo com a sua modalidade e histórico médico visando um melhor desempenho e proteção durante as lutas.

Ainda sobre a melhora da performance do atleta, Zago afirma que "um bom ajuste de prótese dentária pode melhorar a respiração e a fala do atleta, o que pode ajudar a melhorar o seu desempenho".



Além disso, muitos atletas sofrem com problemas respiratórios, como: bruxismo, apnéia do sono e problemas de oclusão, e a odontologia esportiva tem como função desenvolver o melhor tratamento para que os danos ao seu rendimento sejam os menores possíveis ou nem existam.

Os odontólogos esportivos trabalham em parceria colaborativa com treinadores, médicos esportivos e outros profissionais de saúde que fazem parte do dia a dia desse atleta, a fim de garantir que eles estejam em ótimas condições de saúde oral.

Resumindo, agora que sabemos sobre essa área específica, e o quanto ela é importante no auxílio e tratamento direto de questões odontológicas de atletas independente da modalidade, seja ela futebol, natação, fisiculturista ou balé, tendo o intuito de manter a saúde bucal em dia.

Além disso, a odontologia esportiva tem o propósito de ajudar os atletas a melhorarem a sua performance atlética e conseguirem administrar sua saúde bucal em meio a um estilo de vida agitado.

Se você é atleta, e quer dedicar-se mais a sua saúde oral, conheça o trabalho do Dr. Maicon Zago, especialista em odontologia esportiva.

Saiba mais sobre Dr. Maicon Zago através dos canais oficiais:

Instagram: https://www.instagram.com/dr.maiconzago

Facebook: https://https://www.facebook.com/dr.maiconzagoo/

Instagram: https://www.instagram.com/motriz.sportesclothes

Instagram: https://www.instagram.com/dentista.atleta

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo