Bem Estar

OPAS: Entenda o que é e o seu papel no combate ao coronavírus

A OPAS é uma organização de saúde cujo o objetivo é promover uma saúde mais igualitária e acessível a todos. É subordinada a OMS e sua sede fica em Washington.

16 Nov 2020 - 11h27 | Atualizado em 16 Nov 2020 - 11h27
OPAS: Entenda o que é e o seu papel no combate ao coronavírus Lorena Bueri

A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) é uma instituição subordinada a OMS (Organização Mundial da Saúde), que atua como um escritório regional da América, com sede nos Estados Unidos. Sua função consiste em ajudar, auxiliar e apoiar os países americanos com transferência de tecnologia e difusão de conhecimento com cientistas, médicos, epidemiologistas e técnicos da área. A Organização também pertence à ONU (Organização das Nações Unidas) e a OEA (Organização dos Estados Americanos ).

É a instituição internacional pública de saúde mais antiga do mundo, atuando desde 1902. Tem como objetivo levar a saúde de qualidade ao maior número de pessoas e a missão de promover a equidade na saúde, combater doenças e elevar a expectativa de vida dos povos das Américas.

Leia mais: Covid -19: Destaques da semana sobre o Scars-Cov-2


Sede da Opas/OMS Brasil em Brasília (Foto: Reprodução/OPAS)


OPAS/OMS Brasil e o desafio na pandemia

A OPAS/OMS Brasil tem um papel social importante, pois prioriza o atendimento dos grupos mais vulneráveis como: crianças, mães, refugiados, desabrigados, pobres e idosos. A ação dos médicos e voluntários da organização está sendo fundamental para instruir, prevenir e salvar vidas de pessoas, principalmente, em áreas periféricas e rurais.

Há uma parceria entre a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde do Brasil, permitindo desenvolver ações em saúde com os níveis federal, estadual e municipal no combate a pandemia do Coronavírus. Os Termos de Cooperação (TC) constituem um importante instrumento para viabilizar os objetivos da parceria.

No Brasil, ainda coopera tecnicamente para aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na qualificação da gestão do trabalho e da educação permanente dos profissionais da saúde e no desenvolvimento de ações integradas e de suporte técnico-científico para a definição de políticas de recursos humanos em saúde.

A atual representante da OPAS/OMS no Brasil é a Dra. Socorro Gross Galiano.

 

Ainda sobre...

 

Marcos Cueto escreveu o livro, O Valor da Saúde: história da Organização Pan-Americana da Saúde (editora Fiocruz/ 2007). O texto conta a historia do nascimento da instituição e a importância da organização para o Continente Americano.

 

(Foto Destaque: OPAS. Reprodução/OPAS)

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo