Saúde

OMS emite alerta sobre ar poluído

Segundo a OMS, 99% da população está exposta a alguma substância tóxica e poluição através do ar. O dióxido de carbono (NO2) figura um dos vilões mais perigosos.

15 Abr 2022 - 13h22 | Atualizado em 15 Abr 2022 - 13h22
OMS emite alerta sobre ar poluído Lorena Bueri

O alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde informa que  99% da população está, de alguma forma, respirando substâncias tóxicas e poluição através do ar. O alerta parte da preocupação da OMS - Organização Mundial da Saúde -  com a qualidade do ar respirado pela população  do planeta, segundo dados pesquisados que gerou relatório emitido pela instituição. Segundo a organização, as nações de baixa e média renda são as mais afetadas por micropartículas de dióxido de nitrogênio (NO2).


99% da população mundial respira ar poluído (Foto: Reprodução/Getty Images)


Segundo a pesquisadora americana Isobel Braithwaite  da Universidade da Califórnia, "Nós sabemos que algumas das menores partículas do ar poluído podem navegar pelo sistema sanguíneo até o cérebro, mas os cientistas ainda não entendem completamente como a poluição pode afetar a saúde mental. Um dos mecanismos mais prováveis para explicar isso é a inflamação dos tecidos cerebrais, o que é associado ao aparecimento de doenças mentais, ao aumento do risco de depressão e a mudanças na produção do hormônio do estresse (cortisol)" explica, Braithwaite.

O dióxido de carbono é comum na sociedade moderna  e  pode ser encontrado facilmente na natureza.O principal prejuízo pela emissão da substância está relacionado à queima de combustíveis fósseis como: gasolina, óleos e querosene. As queimadas possuem sua parcela de culpa  na emissão e as alterações climáticas que o planeta sofre.

"É importante acelerar a transição para sistemas de energia mais limpos e saudáveis" e que fatores como a alta do preço dos combustíveis fósseis, a segurança energética e as mudanças climáticas ressaltam a necessidade premente de avançar mais rapidamente em direção a um mundo muito menos dependente de combustíveis fósseis". Disse Tedros Adhanom , diretor da Organização Mundial da Saúde.

O alerta da OMS  precisa ser discutido entre as nações, de forma que gerem soluções sustentáveis a fim de diminuir a emissão das substâncias nocivas.

Foto Destaque: Pessoas transitando em meio a poluição. Reprodução:/Money Sharma/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo