Saúde

OMS e UNICEF apontam crescimento nos casos de sarampo em todo o mundo

Casos de sarampo aumentaram 79% nos primeiros dois meses de 2022, e entidades alertam por elevação do risco de outras doenças graves evitáveis por vacina num futuro próximo.

27 Abr 2022 - 16h47 | Atualizado em 27 Abr 2022 - 16h47
OMS e UNICEF apontam crescimento nos casos de sarampo em todo o mundo Lorena Bueri

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apontam que houve 21 surtos "grandes e destrutivos" de sarampo em todo o mundo nos últimos meses. De acordo com um comunicado de imprensa publicado nesta quarta-feira, as organizações disseram que os casos em todo o mundo aumentaram quase 80% até agora em 2022, em comparação com 2021. "Quase 17.338 casos de sarampo foram relatados em todo o mundo em janeiro e fevereiro de 2022, em comparação com 9.665 durante os dois primeiros meses de 2021", diz o comunicado, observando que muitos dos surtos foram na África e na região do Mediterrâneo Oriental. "Com milhões de pessoas sendo deslocadas devido a conflitos e crises, incluindo na Ucrânia, Etiópia, Somália e Afeganistão, interrupções na imunização de rotina e serviços de vacinação COVID-19, falta de água potável e saneamento, e superlotação aumentam o risco de surtos de doenças evitáveis", completou.



Vacinação de uma criança contra o sarampo na República Democrática do Congo

Vacinação de uma criança contra o sarampo na República Democrática do Congo (Foto: Reprodução/MARIAME DIEFAGA/UNICEF)


A propagação do sarampo deve-se muito provavelmente a perturbações relacionadas com a pandemia e a desigualdades crescentes no acesso a vacinas, assinalaram a OMS e a UNICEF, e que o desvio de recursos da imunização de rotina está deixando muitas crianças sem proteção. Como o sarampo é muito contagioso, os casos tendem a aparecer rapidamente quando os níveis de vacinação diminuem.

As agências receiam que a propagação mais recente possa prever surtos de outras doenças que não se propagam tão rapidamente. "O sarampo é mais do que uma doença perigosa e potencialmente mortal. É também uma indicação precoce de que há lacunas em nossa cobertura global de imunização, lacunas que crianças vulneráveis não podem pagar", disse Catherine Russell, Diretora Executiva da UNICEF. "É encorajador que as pessoas em muitas comunidades estejam começando a se sentir protegidas o suficiente da COVID-19 para retornar a mais atividades sociais. Mas fazê-lo em lugares onde as crianças não estão recebendo vacinação de rotina cria a tempestade perfeita para a propagação de uma doença como o sarampo", declarou.

No final de 2020, estudos mostraram que as taxas de vacinação contra o sarampo estavam em declínio e muitos temiam que o problema levasse a um surto "inevitável". Dados divulgados em julho de 2021 mostraram que 23 milhões de crianças perderam vacinas básicas infantis por meio de serviços de saúde rotineiros em 2020, o maior número desde 2009 e 3,7 milhões a mais do que em 2019.

O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, comentou a situação. "Mesmo que os países clamem por vacinas de COVID-19, nós retrocedemos em outras vacinas, deixando as crianças em risco de doenças devastadoras, mas evitáveis, como sarampo, pólio ou meningite", disse ele. "Vários surtos de doenças seriam catastróficos para as comunidades e sistemas de saúde que já lutam contra o COVID-19, tornando mais urgente do que nunca investir em vacinação infantil e garantir que todas as crianças sejam atingidas", acrescentou.

Nos cinco países com os maiores casos de sarampo no ano passado - Somália, Iêmen, Afeganistão, Nigéria e Etiópia - a cobertura da primeira dose ficou abaixo de 70% em 2020.

Foto destaque: Criança infectada com sarampo. Reprodução: Francis R. Malasig/Shutterstock.

VEJA TAMBÉM

'1989 (Taylor's Version)' alcança 2 bilhões de plays no Spotify Lorena Bueri

"1989 (Taylor"s Version)" alcança 2 bilhões de plays no Spotify

Além da mais recente marca bilionária de streams, o álbum foi a maior estreia da história do Spotify, além de se tornar o disco com maior número de plays de Taylor Swift na plataforma.
Revolução nos testes de diabetes: método inovador utiliza saliva para medir glicose Lorena Bueri

Revolução nos testes de diabetes: método inovador utiliza saliva para medir glicose

Após um estudo preliminar realizado pela Arábia Saudita, pesquisadores canadenses e americanos desenvolveram um medidor de glicose doméstico à base de saliva
Pela 1ª vez, recepcionista do prédio em que John Lennon morava revela as últimas palavras do cantor Lorena Bueri

Pela 1ª vez, recepcionista do prédio em que John Lennon morava revela as últimas palavras do cantor

Durante as entrevistas para o documentário ‘Lennon: Murder Without a Trial’, testemunhas deram detalhes exclusivos acerca do momento em que John Lennon foi baleado por um fã
Preta Gil recebe visitas da irmã, do sobrinho e amigos após cirurgia Lorena Bueri

Preta Gil recebe visitas da irmã, do sobrinho e amigos após cirurgia

Ao ter realizado a retirada da bolsa ileostomia Preta Gil comemorou o sucesso da cirurgia ao lado de seus amigos e familiares. Após cirurgia ela recebeu várias visitas durante o final de semana
Joey King se manifesta após falas de Jacob Elordi sobre A Barraca do Beijo Lorena Bueri

Joey King se manifesta após falas de Jacob Elordi sobre A Barraca do Beijo

Atriz protagonizou a trilogia ao lado de Elordi e se mostrou chateada após a fala polêmica do ator, que em entrevista recente afirmou que os filmes desse gênero são "ridículos"
Walewska Oliveira revelou crise no casamento e problemas financeiros em cartas antes de morrer Lorena Bueri

Walewska Oliveira revelou crise no casamento e problemas financeiros em cartas antes de morrer

A polícia ainda investiga as circunstâncias da morte da jogadora de vôlei que faleceu em setembro deste ano, após uma queda do 17º andar de prédio em que morava
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo