Saúde

OMS descarta nova variante do coronavírus na China após reunião

representantes da OMS após reunião com os representates do governo chinês descartam nova variante do coronavírus após aumento de casos em 2022 no país

04 Jan 2023 - 18h10 | Atualizado em 04 Jan 2023 - 18h10
OMS descarta nova variante do coronavírus na China após reunião Lorena Bueri

Representades da Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniram-se em 30 de dezembro com os representantes do governo chinês para falar sobre a explosão de casos de Covid-19 no país.  Nesta quarta-feira (04/01), a OMS divulgou um comunicado afirmando que nenhuma nova variante do coronavírus ou mutação genética do vírus foi observada nos dados de sequenciamento genético disponibilizados pelo país asíatico.

O Grupo Consultivo Técnico sobre Evolução de Vírus da OMS regularmente reunem-se para revisar evidências científicas recente sobre as variantes da Covid, e em seguida aconselha a OMS sobre a necessidade de mudanças nas estratégias a serem aplicadas na saúde pública. 

A análise feita pelo CDC da Chiva mostou uma predominância das linhagens Ômicron BA.5.2 e BF.7 entre as infecções adquiridas localmente. Juntando as duas cepas representaram 97,5% de todas as infecções locais de acordo com o sequenciamento.

Cientistas do CDC da China, apresentaram dados genômicos, de casos que descrevem como importados e adquiridos localmente de infecções pelo coronavírus. Para as infecções locais foram baseados em mais de 2.000 genomas coletados e sequenciados a partir de 1º de dezembro dde 2022.

Algumas outras sublinhagens da Ômicron conhecidas também foram detectadas, embora em baixas porcentagens. Essas variantes já são conhecidas e circulam em outros países, não tendo, nenhuma nova variante sido identificada pelo CDC da China.

Na reunião, o grupo consultivo reiterou a necessidade crítica e a importância de análises adicionais, bem como o compartilhamento de dados de sequenciamento para se entender a evolução do SARS-CoV-2 e o surgimento de mutações e variantes de preocupação.

Na oportunidade os especialistas ressaltaram como essencial para a avaliação de risco global manter altos níveis de vigilãncia genômica representativa na China e no Mundo, anotando o sequenciamento genético com metadados clínicos e epidemiológicos relevantes e compartilhar rapidamente esses dados com a comunidade científica.

A OMS alertou ainda que neste momento, o TAG-VE também avalia a proporção crescente de XBB.1.5 nos Estados Unidos e em outros países.

 

Foto Destaque: World Health Organization (Organização Mundial da Saúde) Reprodução/Instagram

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo